Instituições de Ensino Superior Católicas:

perspectivas para a educação e a formação integral

Autores

  • Jardelino Menegat Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro/Universidade Católica de Brasília
  • Dirleia Fanfa Sarmento Universidade La Salle (Canoas/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v43i156.112

Resumo

O artigo, resultado de um Estudo de Caso, focaliza as perspectivas para a educação e a formação integrais dos acadêmicos pautadas pela ética, o respeito à vida e a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Participaram do estudo sessenta e seis gestores que atuam em alguma das cinco Instituições de Ensino Superior de cunho confessional e comunitário, situadas no Brasil e mantidas pelo Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (conhecidos como Irmãos Lassalistas). Os dados coletados por meio da análise documental e do questionário e analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo, indicam como perspectiva para a oferta de um itinerário formativo que contribua para a educação e a formação integrais dos acadêmicos a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, focalizando: a) a interação com a comunidade, comprometimento e corresponsabilidade na melhoria do entorno, com uma atenção especial às questões ambientais; b) a postura ética nos modos de atuação da IES; c) um ambiente institucional de acolhimento, cuidado e valorização dos atores da ação educativa; d) o fortalecimento do protagonismo pessoal e coletivo.
Palavras-chave: Ensino Superior – Educação Católica – Educação e Formação Integral - Ensino, Pesquisa e Extensão.

Biografia do Autor

Jardelino Menegat, Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro/Universidade Católica de Brasília

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorado em Educação pela Universidade La Salle (Canoas/RS). Doutorado em Administração pela Universidad de la Empresa, do Uruguai. Professor do Programa de Pós-graduação da Universidade Católica de Petrópolis. E-mail: jardelino.menegat@lasalle.org.br

Dirleia Fanfa Sarmento, Universidade La Salle (Canoas/Brasil)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Algarve (Portugal). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorado em Educação pela Uni-versidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Professora do Programa de Pós-graduação da Universidade La Salle (Canoas/RS). E-mail: dirleia.sarmento@unilasalle.edu.br 

Arquivos adicionais

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Menegat, J., & Sarmento, D. F. (2018). Instituições de Ensino Superior Católicas:: perspectivas para a educação e a formação integral. Revista De Educação ANEC, 43(156), 110-127. https://doi.org/10.22560/reanec.v43i156.112

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua