A relação entre a tecnologia móvel e os métodos de avaliação continuada nas Universidades

Autores

  • Murilo Guerreiro Arouca Universidade Católica de Salvador
  • Francis Karol Gonçalves Karol Almeida Universidade Católica de Salvador/UCSAL
  • Isa Beatriz da Cruz Neves Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v43i156.118

Resumo

Em virtude das mudanças ocorridas nos métodos avaliativos das universidades, a potencialidade dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) proporcionou as tecnologias mobile um crescimento exponencial e cada vez mais presente na vida acadêmica dos discentes. Considerando esse panorama, a avaliação continuada se coloca como uma alavanca para a projeção dessa nova vertente educacional, que elucidou a ideia do dispositivo móvel como uma tecnologia fundamental para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A necessidade de uma participação efetiva dos alunos e uma interação progressivamente mais assídua com os docentes estabeleceu de forma decorrente esse método avaliativo, que permite a realização de mais atividades em menores espaços de tempo com o auxílio da tecnologia. Destaca-se que esse objeto de estudo já é uma realidade que permeia o cenário acadêmico da maior parte das instituições de ensino superior. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma nova perspectiva dos elos construídos entre a tecnologia móvel e os novos métodos de avaliação continuada instituídas por algumas universidades do nosso país.

Biografia do Autor

Murilo Guerreiro Arouca, Universidade Católica de Salvador

Graduando em Engenharia de Software pela Universidade Católica do Salvador. Desenvolve projetos na área de educação, ciência e tecnologia. Integra o Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais 2.0 (UFBA). É bolsista de Iniciação Científica do CNPq e atualmente integra o projeto de pesquisa “O uso dos games como estratégia de prevenção e mapeamento participativo de doenças provocadas por mosquitos” pela Universidade Federal da Bahia. E-mail: murilo.arouca@ucsal.edu.br.

Francis Karol Gonçalves Karol Almeida, Universidade Católica de Salvador/UCSAL

Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social - FVC. Cursou na condição de aluna especial a disciplina: Construção de Indicadores no Desenvolvimento Humano, no Doutorado em Família e Sociedade Contemporânea, na Universidade Católica de Salvador - UCSAL. Cursou as Disciplinas Política Educacional Brasileira e Tópicos Especiais em Educação, Comunicação e Tecnologias na condição de aluna especial no Mestrado em Educação e Contemporaneidade na UNEB em 2006.2 e 2007.2 respectivamente. Possui Especialização em Gestão Integrada em Qualidade e Certificação pela UNIJORGE (2007), MBA em Gestão Educacional e Gestão de Projetos, Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância, em andamento, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Graduação em Bacharelado em Administração de Empresas pela Faculdade 2 de Julho (2005), e Tecnóloga em Logística pela Unijorge (2011). Atuou como Coordenadora de Operações da Educação a Distância - Br no Centro Universitário Jorge Amado -UNIJORGE durante 08 anos, e atualmente é Coordenadora do Centro de Ensino a Distância da Universidade Católica de Salvador - UCSal,  Professora da Faculdade Castro Alves/ UNIRB e Membro do GT -Grupo de Trabalho EaD da ANEC.

Isa Beatriz da Cruz Neves, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduação em História pela Universidade Católica de Salvador (UCSal) e em Pedagogia pela UNEB. Integra o Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais 2.0 da UFBA. Desenvolve pes-quisas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem e tecnologias digitais, especialmente games e aplicativos. Atuou como professora em cursos de graduação na UCSAL, na UNEB e na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi professora formadora do Programa Um Computador por Aluno, no curso de História e Matemática (EAD/UNEB) e no curso de Pedagogia Parfor (UFRB). Professora adjunta do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Profº Milton Santos da UFBA. E-mail: isabeatrizneves@gmail.com

Arquivos adicionais

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Arouca, M. G., Karol Almeida, F. K. G., & Neves, I. B. da C. (2018). A relação entre a tecnologia móvel e os métodos de avaliação continuada nas Universidades. Revista De Educação ANEC, 43(156), 39-51. https://doi.org/10.22560/reanec.v43i156.118