Ética e responsabilidade social nas organizações: como inserir a Biblioteca Escolar nesse contexto

Autores

  • Carla Floriana Martins Associação de Engenharia e Gestão de Sistemas Informações
  • Wander Moreira da Costa Centro Universitário UNA/UNATEC

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v42i155.120

Palavras-chave:

Ética, Responsabilidade social nas organizações, Bibliotecas escolares no contexto das organizações educativas, Reflexões sobre ética e dignidade humana

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a necessidade, tanto das instituições como da sociedade de uma maneira geral, em adotarem uma postura mais adequada no decorrer de suas vidas, onde os conceitos de ética e cidadania deverão estar presentes. Nesse sentido, o artigo busca, também, relacionar ao tema a importância da biblioteca escolar como um espaço apto a refletir as propostas educacionais, éticas, sociais e culturais das instituições a que pertencem, contribuindo, assim, para o progresso e imagem dessas instituições perante grupos que atendem.

Palavras-chave: Ética. Responsabilidade social nas organizações. Bibliotecas escolares no contexto das organizações educacionais. Reflexões sobre a ética e a dignidade humana.

Ethics and social responsibility in organizations: how to insert the school library in this context

Abstract: The present article seeks to reflect on the need, both in institutions and in society in general, to adopt a more adequate attitude in the course of their lives, where the concepts of ethics and citizenship should be present. In this sense, the article also seeks to relate to the theme the importance of the school library as a space capable of reflecting the educational, ethical, social and cultural proposals of the institutions to which they belong, thus contributing to the progress and image of these institutions before the groups they serve.

Keywords: Ethics. Social responsibility in organizations. School libraries in the context of educational organizations. Reflections on ethics and human dignity.  

Ética y responsabilidad social en las organizaciones: como inserir la biblioteca escolar en este contexto  

Resumen: El presente artículo busca reflexionar sobre la necesidad, de las instituciones y de la sociedad de una manera general, de adoptar una postura más adecuada en el transcurso de sus vidas, donde los conceptos de ética y ciudadanía deberán estar presentes. En este sentido, el artículo busca, también, relacionar al tema la importancia de la biblioteca escolar como un espacio apto para reflejar las propuestas educativas, éticas, sociales y culturales de las instituciones a las que pertenecen, contribuyendo así al progreso e imagen de esas instituciones ante los grupos que atienden.  

Palabras clave: Ética. Responsabilidad social en las organizaciones. Bibliotecas escolares en el contexto de las organizaciones educativas. Reflexiones sobre la ética y la dignidad humana.

Biografia do Autor

Carla Floriana Martins, Associação de Engenharia e Gestão de Sistemas Informações

Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. MBA em Gestão Educacional pela Universidade Católica de Brasilia UCB. MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS. Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFMG. Membro da Comissão Brasileira de Biblioteconomia Escolar da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários , Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). Membro e relatora no Comitê do Plano Estadual do Livro Leitura Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais. E-mail: cmfloriana@hotmail.com

Wander Moreira da Costa, Centro Universitário UNA/UNATEC

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos. Mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma – Itália. Graduado em Jornalismo pelo CISOP (Centro Internacional de Opinião Pública – Roma – Itália). Graduado em Filosofia, com ênfase em Ética. Pós-graduação em Gestão Empresarial e ensino Religioso pela PUCMG. Graduado em Jornalismo pelo CISOP (Centro Internacional de Opinião Pública – Roma – Itália). Professor do Centro Universitário UNA. E-mail: wandermc@prof.una.br

Referências

AGUILAR, Francis J. A Ética nas empresas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.

AAKER, David. Marcas. Band Equity: Gerenciando o valor de Marca. 9 ed. Rio de Janeiro: Negócio. 1998.

APEL, Karl-Otto. Una ética de La responsabilidad em la era de la ciência. Buenos Aires: Almagesto, 1990.

BOFF. Leonardo. Ecologia, Mundialização, Espiritualidade. São Paulo: Ática, 1993.

BIELEFELDT, Heiner. Filosofiados Direitos Humanos. Dankwart, Bernsmüller. São Leopoldo: Unisinos, 1998.

CAMPELLO, B. et. al. Situação das bibliotecas escolares no Brasil: o que sabemos? Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 1-29, 2012.

CAMPELLO, Bernadete Santos (Org.). Elementos que favorecem a colaboração entre bibliotecários e professores. In: ______. Biblioteca escolar: conhecimentos que sustentam a prática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. p. 73-89.

CHAUÍ, Marilena. A filosofia moral l: Ética ou filosofia moral In: Convite à Filosofia. Ática, 1994.

CONSELHO NACIONAL DE ÉTICA PARA AS CIÊNCIAS DA VIDA. Documento de trabalho26/CNECV/99. Reflexão ética sobe a dignidade humana. Documento On-line. Dsiponível em: < http://www.cnecv.pt/admin/files/data/docs/1273058936_P026_DignidadeHumana.pdf >. Acesso em: 20 de maio 2018.

DURBAN ROCA, G. Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escola. Porto Alegre: Penso, 2012.

LINS, Luiz dos Santos, SILVA, Raimundo Nonato Santos. Responsabilidade Sócio-Ambiental ou Greenwash: Uma Avaliação com Base nos Relatórios de Sustentabilidade Ambiental. Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan/jun 2009. On-line, p. 96. Disponível em < http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/ufrj/article/viewFile/472/461 >. Acesso em: 30 de maio 2018.

MORTON, Rosilene. A importância da ética nas organizações. Portal Academus. On-line, 2003. Disponível em: < http://www.eticaempresarial.com.br/site/pg.asp?pagina=detalhe_artigo&codigo=83&tit_pagina=Pesquisa>. Acesso em: 02 de abril 2018.

MOTTA, Nair de Souza. Ética e vida profissional. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural, 1984.

MRAD, Marcio Ribeiro. Ética: fator de credibilidade e desenvolvimento empresarial e social. 2006, p. 29. On-line. Disponível em < http://www.repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2234/2/20251890.pdf >. Acesso em: 30 de maio de 2018.

NASH, Laura L. Ética nas Empresas. São Paulo: Makron Books, 1993.

PEGORARO, Olinto. O que é ser humano? In: A moralidade dos atos científicos. I Seminário. MS. FIOCRUZ, junho de 1999.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PAIVA, Marília de Abreu Martins de. Contribuição da biblioteca escolar no “efeito escola” relacionado à Prova Brasil – Leitura: estudo em Belo Horizonte, Contagem e Betim. Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação. 2016. 264 f. Disponível em: < http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/BUBD-AM2Q97/mar_lia_paiva_2016__tese_.pdf?sequence=1>. Acesso em: 28 de abril 2018.

TAVARES, Mauro Calixta. Gestão de Marcas. São Paulo: Harbra. 2008.

VALLS, A. L. M. O que é ética. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1987.

VÁZQUEZ, A. S. Ética. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1990.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Martins, C. F., & Costa, W. M. da. (2018). Ética e responsabilidade social nas organizações: como inserir a Biblioteca Escolar nesse contexto. Revista De Educação ANEC, 42(155), 41-56. https://doi.org/10.22560/reanec.v42i155.120