O direito a educação de qualidade enquanto um compromisso ético para com as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Autores

  • Luciane Pedro Centro Universitário São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v42i155.121

Palavras-chave:

Ética e educação, Direito a educação de qualidade, Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Resumo

O objetivo do presente artigo é apontar questões relativas à importância da discussão sobre a ética no âmbito educacional de forma associada ao direito de acesso a uma educação pública de qualidade, especialmente para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que vivem seu cotidiano marcado pela violência estrutural. Utilizamos como metodologia a revisão bibliográfica sobre o assunto, apoiando-nos na construção das categorias teóricas educação e ética, a partir dos referenciais desenvolvidos pelas propostas pedagógicas libertadoras, cuja construção teórica teve como referência o educador Paulo Freire. A educação pública de qualidade abre uma longa e necessária perspectiva de lutas e possibilidades para as crianças e adolescentes de baixa renda, que vivem em situação de vulnerabilidade social. O processo educacional é um dos mais viáveis mecanismos de transformações, levando em conta a importância da cidadania e da justiça social.  Aí reside o compromisso ético principal que aqui defendemos, em torno da educação, especialmente da educação no âmbito da esfera pública.

Palavras-chave: Ética e educação. Direito à educação de qualidade. Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

The right to quality education while an ethical promise for with children and adolescents em situação of vulnerability

Abstract: The objective of the present article is to point to questions relative to the importance of the discussion on the ethics in the education extent of form associated to the right to the access to a public quality education, specially for the children and adolescents in situation of social vulnerability, who live his daily marked by the structural violence. We use like methodology the bibliographical revision on the subject, supporting us in the construction of the theoretical categories, education and ethics, from the referential systems developed by the pedagogic proposals liberators, whose theoretical construction took the educator Paul Freire as a reference. The public quality education opens a long and necessary perspective of struggles and means for the children and adolescents be discharged that it pays rent, that they live in situation of social vulnerability. The education process is one of the most viable mechanisms of transformations, taking into account the importance of the citizenship and of the social justice. There resides the main ethical promise that here we defend, around the education, specially the education in the context of the public sphere.

Keywords: Ethics and education. Straight the quality education. Children and adolescents in vulnerability situation.

El derecho a educación de calidad mientras una promesa ética para con niños y los adolescentes em situação de vulnerabilidad

Resumen: El objetivo del presente artículo es señalar a preguntas con relación a la importancia de la discusión sobre el ética en el grado de la educación de la forma asociada a la derecha del acceso a una educación de calidad pública, especialmente para los niños y adolescentes en la situación de la vulnerabilidad social, que sobreviven su vida cotidiana marcada por la violencia estructural. Usamos como la metodología la revisión bibliográfica en el sujeto, cuando la educación y el ética nos apoyan en la construcción de las categorías teóricas, de los sistemas de referencia desarrollados por los libertadores de ofertas pedagógicos, cuya construcción teórica tomó al educador Paul Freire como una referencia. La educación de calidad pública abre una perspectiva larga y necesaria de luchas y medios para los niños y adolescentes descargarse que paga el alquiler, que viven en la situación de la vulnerabilidad social. El proceso de la educación es uno de los mecanismos más viables de transformaciones, teniendo la importancia en cuenta de la ciudadanía y de la justicia social. Allí reside la promesa ética principal que aquí defendemos, alrededor de la educación, especialmente la educación en el contexto de la esfera pública.

Palabras clave: Ética y educación. Directamente la educación de calidad. Niños y adolescentes en situación de la vulnerabilidad.

Biografia do Autor

Luciane Pedro, Centro Universitário São Camilo

Mestre em educação (FE- USP); Especialista em Gestão, Coordenação, Supervisão e Planejamento na área de Educação (UMESP); Graduada em História pela Universidade de São Paulo. Atua como docente nos cursos de graduação do Centro Universitário São Camilo-SP. Nesta mesma IES é Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia e de Pós-graduação em Psicopedagogia. E-mail: luciane_p@uol.com.br

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Pedro, L. (2018). O direito a educação de qualidade enquanto um compromisso ético para com as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Revista De Educação ANEC, 42(155), 57-69. https://doi.org/10.22560/reanec.v42i155.121