Marketing Educacional:

comunicação integrada como estratégia de ação em prol dos objetivos institucionais, internos e mercadológicos

Autores

  • Bianca Piquet da Cunha
  • Igor Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v43i156.139

Resumo

A crescente evolução do campo educacional e a essencial qualificação das crianças e jovens para o mercado de trabalho e para a vida exigem que as instituições de ensino reflitam seu posicionamento organizacional, identidade e metas. Este artigo propõe-se a ser uma introdução para a elaboração de um projeto de intervenção para a instituição educativa, valendo-se de estratégias do Marketing Educacional e da Comunicação Integrada. Em uma espécie de passo a passo simplificado, ressalta-se etapas importantes para a construção de plano de ação, que se inicia imprescindivelmente com uma análise diagnóstica da instituição - suas debilidades, ameaças, oportunidades e potencialidades. Tratando-se a Educação de um bem intangível, essas ferramentas de gestão focam essencialmente o indivíduo, a pessoa, os valores. Esse olhar lúdico é fundamental para se analisar e compreender qualitativamente o perfil do público que se quer prospectar e fidelizar, entrelaçando os objetivos mercadológicos ao compromisso formativo e a responsabilidade social. No compromisso de apresentar dados fiéis e concretos, a pesquisa sustenta seu referencial teórico em profissionais de renome na área da Comunicação e da Educação. Tais dados fortalecem a validade técnica dos processos aplicados. O Marketing acompanha as tendências do mercado, os hábitos e culturas da população, assim, está constantemente em transformação. Enfim, investir em Marketing Educacional significa assumir uma mudança de postura institucional de modo global. Por essas razões, deve ser adotado como um processo gerencial profundo e contínuo.

Biografia do Autor

Bianca Piquet da Cunha

Especialista em Marketing Educacional pela Universidade Católica de Brasília (2012). Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá (2009). E-mail: piquet.bianca@gmail.com

Igor Gomes da Silva

Mestre em Marketing pelo Emerson College, pós-graduado em Inovação e Competitividade pela University of Miami. Graduado em Comunicação Social e Filosofia pela PUC Minas. Atuou como diretor de comunicação e marketing da Universidade Católica de Brasília e do grupo educacional Salesianos. É professor em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de gestão, inovação, empreendedorismo e marketing. Como consultor, atende demandas do Sebrae Nacional, ONU, UNESCO, Internexus Consultoria e Universidade Corporativa do Brasil. E-mail: igorg@ucb.br

Arquivos adicionais

Publicado

2018-09-17

Como Citar

da Cunha, B. P., & da Silva, I. G. (2018). Marketing Educacional:: comunicação integrada como estratégia de ação em prol dos objetivos institucionais, internos e mercadológicos. Revista De Educação ANEC, 43(156), 128-140. https://doi.org/10.22560/reanec.v43i156.139

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua