Educação Digital e Educação Inclusiva

  • Gilson Oliveira Cardoso Rede Salesiana de Escolas
  • Lucia Maria Martins Giraffa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
Palavras-chave: Educação digital. Educação inclusiva. Alfabetização digital.

Resumo

A educação inclusiva é atualmente um dos desafios mais complexos para as escolas que estão comprometidas com o desenvolvimento integral dos estudantes. A começar pela própria conceituação do termo, que abrange variadas situações: financeira, social, física, sexual, de gênero, entre tantas outras. O termo “educação inclusiva” supõe a disposição das escolas para atender, de forma ampla, às mais diversas necessidades dos
estudantes. Isso pode ser conseguido por meio de um ambiente educativo que seja seguro e acolhedor e que entenda a diferença como um fator positivo. O uso de tecnologias digitais adquire cada vez mais relevância no cenário educacional, e, por consequência, o processo de escolarização vem sendo pressionado a realizar mudanças estruturais e organizacionais. O conceito de alfabetização digital está associado a esse cenário de
cibercultura, no qual não basta apenas ser alfabetizado na língua materna, é preciso também estar alfabetizado para viver no mundo digital. Compartilham-se neste trabalho algumas reflexões acerca do tema, além de outras surgidas em discussões propostas no curso “Gestão de Escolas Salesianas”, da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB Escolas), em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), do qual
participa atualmente um dos autores. Também são oferecidas, por meio da observação de um modelo real, sugestões que podem vir a colaborar na reflexão sobre a educação inclusiva na ótica das tecnologias digitais associadas à educação.

Biografia do Autor

Gilson Oliveira Cardoso, Rede Salesiana de Escolas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grade do Sul (PUC-RS), seguindo a linha de pesquisa Políticas e Práticas em Educação. Participante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais e Educação a Distância (ARGOS). Possui graduação em Filosofia pela PUC-RS (2008). É especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela PUC-PR (2011) e em Gestão Escolar pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB-MS) (2015).

Lucia Maria Martins Giraffa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

É professora titular da Escola Politécnica/Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação da Escola de Humanidades da PUC-RS desde 2011. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1979), graduação em Licenciatura Curta em Ciências pela UFRGS (1979), especialização em Análise de Sistemas pela PUC-RS (1987), mestrado em Educação pela PUC-RS (1991), doutorado em Ciências da Computação pela UFRGS (1999) e pós-doutorado na Universidade do Texas (Austin), no College of Education, Bolsista CAPES, visto J1(2011).

Publicado
2019-07-25
Como Citar
Cardoso, G. O., & Giraffa, L. M. M. (2019). Educação Digital e Educação Inclusiva. Revista De Educação ANEC, 45(158), 153-177. https://doi.org/10.22560/reanec.v45i158.151