Religiões, Educação e Direitos Humanos:

uma tríade possível?

Autores

  • Claris Tereza Tondello Colégio Claretiano Stella Maris, Taguatinga/DF
  • Denise Silva Lipinsky Secretaria de Educação de Curitiba/PR
  • Marcelo Siqueira Guilherme Escola La Salle, Águas Claras/DF

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v44i157.158

Resumo

O mundo atual nos apresenta uma ponta da evolução, à qual, a humanidade promoveu: o avanço tecnológico, a moderna medicina, a facilidade de deslocamento, os gozos da alta tecnologia e, mesmo, o moderno vestuário que nos permite fazer uso da nanotecnologia. Aplaudimos o novo, a novidade e expectamos por que tudo o desenvolvido o seja para o bem da humanidade. É notável o quanto desenvolvemos e, ao mesmo tempo, é difícil aceitar que ainda não avançamos quanto à coisas básicas: ainda temos as guerras – e nela usamos a moderna tecnologia – emperradas nos interesses mesquinhos; temos a mesma tecnologia à favor de dizimar populações inteiras; produzimos alimentos transgênicos para abastecer mercados mas, condenamos milhões a morrerem de fome diariamente; dominamos o átomo para fins pacíficos e jogamos bombas sobre populações inteiras, condenando-as às dores físicas do câncer e da alma; somos, ao mesmo tempo, a natureza ambígua do anjo e do diabo. Mas, em que cabem as religiões, a educação e os direitos humanos? Embora pareçam deslocadas, na verdade se apresentam muito mais próximas: são parte do universo humano. Este artigo tem por objetivo apresentar esses elementos colocando as religiões, a educação e os direitos humanos vinculados diretamente ao seu sujeito principal – o homem -, alguns relatos, propostas e reflexões sobre a educação e a promoção dos direitos humanos na ambiência da sala de aula, além dela e o papel da tríade família – escola – educador para com os nossos educandos.

Biografia do Autor

Claris Tereza Tondello, Colégio Claretiano Stella Maris, Taguatinga/DF

Pedagoga, orientadora educacional, coordenadora de Pastoral no Colégio Claretiano Stella Maris (Taguatinga-DF), pós-graduada em Ciências da Religião (UCB), especialista em História do Cristianismo Antigo (UnB), especialista em Neuropsicopedagogia (FACTO), analista junguiana (IJEP) e estudiosa da Psicologia Sistêmica. E-mail: profclaris@gmail.com

Denise Silva Lipinsky, Secretaria de Educação de Curitiba/PR

Pedagoga, professora da educação básica (Fundamental I) na rede pública de Ensino da cidade de Curitiba (PR),  atriz amadora com trabalhos junto à PMC (PR) em atividades pedagógico-literárias em diversos estabelecimentos culturais da cidade de Curitiba. Atualmente, aborda estudos em pedagogia inclusiva atentando aos estudos sobre o Autismo, transtornos e déficits cognitivos. E-mail: deniselipi@gmail.com

Marcelo Siqueira Guilherme, Escola La Salle, Águas Claras/DF

Educador, filósofo e professor de Filosofia e Ciências da Religião por escola católica. Palestrante, estudioso, catequista e apaixonado por estudos. Tem publicação na área de Política Social acerca do orçamento para educação,  exposição de artigos em seminários locais e internacional. É música amador, leitor e cinéfilo inveterado. Tem licenciatura em Filosofia (UFES), especialista em Filosofia Política e Social (UFES),  especialista em História do Cristianismo Antigo (UnB) e em Ensino Religioso (Ciências da Religião) (UCB) e mestrado em Política Social (UnB). É pesquisador e aprofundando os estudos sobre a educação (BNCC e reformas do Ensino Médio e superior) e suas consequências e impactos nas gerações futuras no Brasil. E-mail: msmarcelosguilherme2017@gmail.com

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-05

Como Citar

Tondello, C. T., Lipinsky, D. S., & Guilherme, M. S. (2018). Religiões, Educação e Direitos Humanos:: uma tríade possível?. Revista De Educação ANEC, 44(157), 62-79. https://doi.org/10.22560/reanec.v44i157.158