“A Pedagogia do Catecismo”, do Padre Álvaro Negromonte: um projeto de escolarização da Catequese e renovação do Ensino Religioso

Autores

  • Evelyn de Almeida Orlando Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v40i153.16

Resumo

Este artigo analisa o livro “A Pedagogia do Catecismo”, de autoria do Padre Álvaro Negromonte, buscando apreender as diretrizes pedagógicas utilizadas na formação das professoras católicas entre os anos de 1930 e 1960. O livro representa um marco na renovação do ensino religioso no Brasil e indica as bases pedagógicas do processo de escolarização da catequese, articuladas às modernas pedagogias que ancoraram os projetos da escola brasileira republicana. Esses avanços aparecem nos materiais didáticos que passaram a incorporar as propostas pedagógicas oriundas da Pedagogia Moderna e, posteriormente, do movimento escolanovista. A obra é utilizada como a principal fonte para compreender o processo de escolarização da catequese e a renovação do ensino religioso no Brasil. O foco privilegiado da análise está centrado no discurso endereçado às professoras e na apropriação dos enunciados escolanovistas, sem perder de vista o objetivo final da obra, a qual deveria ser um instrumento para auxiliar na formação do homem civilizado por meio de um conjunto de habitus que só poderia ser construído, na visão do autor, pelo ensino do catecismo. Do ponto de vista teórico, o diálogo com as propostas de Norbert Elias, Peter Burke e Marta Carvalho ajuda a compreender o investimento editorial na produção dessa obra a qual, posteriormente, veio a se constituir como parte de uma coleção de catecismos, representando um monumento na história do ensino religioso no Brasil e uma estratégia de uso dos impressos na conformação do campo da Pedagogia Católica.

Palavras-chave: Intelectuais católicos. Impressos pedagógicos. Formação de professores.

 

“The Pedagogy of Catechism", by Priest Álvaro Negromonte: Catechesis Schooling Project and Religious Education Renewal

 

Abstract: This article analyzes the book “Pedagogy of Catechism”, written by Father Álvaro Negromonte, seeking to understand the pedagogical guidelines used in the formation of Catholic teachers between the years 1930 and 1960. The stands as a milestone in therenewal of religious education in Brazil and indicates the pedagogical bases of the schooling process of catechesis, articulated to themodern pedagogies that anchored the projects of the Brazilianrepublican school. These advances appear in the didactic materialsthat began to incorporate the pedagogical proposals coming from Modern Pedagogy and later from the New School movement. The work is used as the main source to understand the process of catechesis schooling andthe renewal of religious teaching in Brazil. The analysis is mainlyocused in the speech addressed to teachers and the appropriation ofthe New School statements, without losing sight of the final objective of this work, which should function as an helping instrument in the formation of civilized man through a set of habitus that only could be constructed, in the author's view, by teaching the catechism. From a theoretical point of view, the dialogue with the proposals of Norbert Elias, Peter Burke and Marta Carvalho, helps to understand the editorial investment in the production of this work, which later became part of a collection of catechisms, representing a monument in the history of religious teaching in Brazil and a strategy of using printed materials in the conformation of Catholic pedagogy field.

Keyword: Catholic intellectuals. Pedagogical printings. Teacher formation.

 

"La Pedagogía del Catecismo" del Padre Álvaro Negromonte: un proyecto de escolarización de la Catequesis y renovación de la Enseñanza Religiosa

 

Resumen: Este artículo analiza el libro “La Pedagogía del Catecismo”, de autoría del Padre Álvaro Negromonte, buscando aprehender las directrices pedagógicas utilizadas en la formación de las profesoras católicas entre los años 1930 y 1960. El libro representa un marco en la renovación de la enseñanza religiosa en Brasil e indica Las bases pedagógicas del proceso de escolarización de la catequesis, articuladas a las modernas pedagogías que anclaron los proyectos de la escuela brasileña republicana. Estos avances aparecen en los materiales didácticos que pasaron a incorporar las propuestas pedagógicas oriundas de la Pedagogía Moderna y, posteriormente, del movimiento escolano. La obra es utilizada como la principal fuente para comprender el proceso de escolarización de la catequesis y la renovación de la enseñanza religiosa en Brasil. El enfoque privilegiado del análisis se centra en el discurso dirigido a las profesoras y en la apropiación de los enunciados escolanovistas, sin perder de vista el objetivo final de la obra, la cual debería ser un instrumento para auxiliar en la formación del hombre civilizado a través de un conjunto de habitus que sólo Se podría construir, en la visión del autor, por la enseñanza del catecismo. Desde el punto de vista teórico, el diálogo con las propuestas de Norbert Elias, Peter Burke y Marta Carvalho, ayuda a comprender la inversión editorial en la producción de esa obra, que posteriormente se constituyó como parte de una colección de catecismos, representando un monumento en la historia de la enseñanza religiosa En Brasil y una estrategia de uso de los impresos en la conformación del campo de la Pedagogía católica.

Palabras clave: Los intelectuales católicos. Pedagógico impreso. Formación de profesores.

Biografia do Autor

Evelyn de Almeida Orlando, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Pensamento Educacional Brasileiro: Histórias e Políticas. E-mail: evelynorlando@gmail.com

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Publicado

2017-06-01

Como Citar

Orlando, E. de A. (2017). “A Pedagogia do Catecismo”, do Padre Álvaro Negromonte: um projeto de escolarização da Catequese e renovação do Ensino Religioso. Revista De Educação ANEC, 40(153), 51-66. https://doi.org/10.22560/reanec.v40i153.16