O exercício da Educação Integral através do Voluntariado

Autores

  • Ralph Schibelbein Colégio Marista Graças, Viamão/RS
  • Karine Giordani Colégio Marista Graças, Viamão/RS

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v44i157.160

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um projeto de voluntariado desenvolvido com um grupo de estudantes em uma escola particular de Viamão e sua relação com a educação em Direitos Humanos e na vivência da Espiritualidade. Visando a uma educação integral e conectando diferentes competências, o voluntariado se apresenta como um caminho para a construção de um estudante crítico, protagonista e cidadão, que é capaz de olhar para si mesmo e para o outro, sendo capaz, assim, de transformar a si próprio e a realidade ao seu redor.

Biografia do Autor

Ralph Schibelbein, Colégio Marista Graças, Viamão/RS

Mestre em Educação pela Universidade de la Empresa (UDE), Uruguai (2016). Pós-Graduado em História, Comunicação e Memória do Brasil pela Universidade Feevale (2010), sendo especialista em cultura, arte e identidade brasileira. Tem licenciatura em História pelo Centro Universitário Metodista IPA (2008). Possui experiência como professor de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Técnico, Cursos pré-vestibular/ENEM e projetos de educação não formal. Seus interesses de trabalho/pesquisa são interdisciplinares e permeiam educação, história cultural, arte e questões sociais. Professor de História e voluntário. E-mail: rschibelbein@gmail.com

Karine Giordani, Colégio Marista Graças, Viamão/RS

Graduanda em Psicologia. Agente de pastoral e voluntária. E-mail: karine.m.giordani@gmail.com

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-05

Como Citar

Schibelbein, R., & Giordani, K. (2018). O exercício da Educação Integral através do Voluntariado. Revista De Educação ANEC, 44(157), 150-159. https://doi.org/10.22560/reanec.v44i157.160