Gestão educacional e formação do professor: implicações para o processo educativo

Autores

  • Olmira Bernadete Dassoler Colégio Santos Anjos
  • Denise Maria Soares Lima Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v40i153.17

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Formação do professor, Educação de qualidade

Resumo

Este artigo focaliza a dinâmica interativa no modo de ser e de fazer o ensino atualmente, propondo um olhar mais apurado aos desafios que a gestão educacional e a formação do professor requerem. A partir de uma pesquisa bibliográfica, assim como por meio de um processo reflexivo, de práticas construídas e experiências vivenciadas ao longo da trajetória educativa das autoras, buscamos alinhar conceitos, trazendo à tona possibilidades para o desenvolvimento de processos educativos. Evidenciamos a importância de práticas implementadas com base em relações circulares e construções coletivas, ou seja, com novas formas de pensar e de fazer as coisas. Portanto, trata-se de uma reflexão sobre como construir novas práticas, tendo por eixos a interação, a cooperação e a construção coletiva, oportunizando uma educação comprometida com a “sabedoria” de viver junto, respeitando as diferenças. Cabe à comunidade educacional agir e aplicar os conceitos que se estabeleceram a partir do que foi proposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/2009), em função da abertura que a democratização do ensino propõe na Carta de 1988. Cabe, ainda, à gestão educacional o enfrentamento dos desafios no seu cotidiano, pois é a partir desse tipo de ação que a realidade educacional se configura e passa por transformações, almejando por uma educação pautada nos princípios da qualidade, com competência no processo formativo dos profissionais.

Palavras-chave: Gestão escolar. Formação do professor. Educação de qualidade.

 

Educational Management and Teacher Education: Implications for the Educational Process

 

Abstract: This article focuses on the interactive dynamics in the way of being and teaching, currently proposing a closer look at the challenges that educational management and teacher training require. From a bibliographical research, as well as through a reflexive process, of constructed practices and experiences lived along the educative trajectory of the authors, we seek to align concepts, bringing to the fore possibilities for the development of educational processes. We highlight the importance of practices implemented based on circular relationships and collective constructions, that is, with new ways of thinking and doing things. Therefore, it is a reflection on how to construct new practices, having as axes the interaction, cooperation and collective construction, providing an education committed to the “wisdom” of living together, respecting differences. It is up to the educational community to act and apply the concepts that have been established based on what was proposed in the Law on Guidelines and Bases of National Education (Brazil, Law nº 9.394 / 2009), due to the openness that the democratization of education proposes in the Charter It is also up to educational management to confront the challenges in its daily life, because in view of this type of action, the educational reality is configured and undergoing transformations, in the path that seeks education based on the principles of quality, with Professionals and their training process.

Keywords: School management. Teacher training. Quality education.

 

Gestión educacional y formación docente: implicaciones para el proceso educativo

 

Resumen: Este artículo se centra en la dinámica interactiva en la forma de ser y hacer la enseñanza actualmente, proponiendo una mirada más atenta a los desafíos que la gestión educativa y la formación docente requieren. A partir de una investigación bibliográfica, así como a través de un proceso de reflexión, construida de prácticas y experiencias vividas a lo largo de la trayectoria educativa de las autoras, buscamos alinear los conceptos, contribuyendo para las oportunidades de desarrollo de los procesos educativos. Se demuestra la importancia de las prácticas implementadas en base a las relaciones circulares y construcciones colectivas, es decir, con nuevas formas de pensar y hacer las cosas. Por lo tanto, se trata de una reflexión sobre la manera de construir nuevas prácticas, teniendo por ejes la cooperación y la construcción colectiva, proporcionando oportunidades para una educación comprometida con la “sabiduría” de vivir juntos, respetando las diferencias. Corresponde a la comunidad educativa actuar y aplicar los conceptos que se establecieron a partir de lo que se propone en la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (Brasil, Ley nº 9.394/2009), en función de la apertura que la democratización de la educación propone en la Carta 1988. Corresponde también a la gestión de la educación el enfrentamiento de los desafíos en su vida diaria, pues en vista de dicha acción es que la realidad educativa está conformada y sufre transformaciones en la forma en que anhelan una educación basada en los principios de calidad, con profesionales competentes y su proceso de formación.

Palabras clave: Gestión escolar. Formación del profesorado. Educación de calidad.

Biografia do Autor

Olmira Bernadete Dassoler, Colégio Santos Anjos

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Vice-diretora e coordenadora pedagógica do Colégio Santos Anjos, em Porto União, Santa Catarina. Pesquisadora voluntária da Cátedra UNESCO. E-mail: olmirabd@gmail.com.

Denise Maria Soares Lima, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutoranda e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Pesquisadora voluntária da Cátedra UNESCO. E-mail: advdenise@yahoo.com.br

Arquivos adicionais

Publicado

2017-06-01

Como Citar

Dassoler, O. B., & Lima, D. M. S. (2017). Gestão educacional e formação do professor: implicações para o processo educativo. Revista De Educação ANEC, 40(153), 102-113. https://doi.org/10.22560/reanec.v40i153.17