(Re)aprender a Docência no contexto da Educação Digital

Autores

  • Regina Cândida Fuhr FAAHF - Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v44i157.173

Resumo

O artigo aprofunda o tema - (Re)apreender a Docência no Contexto da Educação Digital -considerando os desafios que instigam os profissionais da educação e as instituições do ensino diante das novas tecnologias da comunicação e informação e suas implicações no mercado da Educação 4.0 e Indústria 4.0. O objetivo da pesquisa consiste em  investigar os impactos das tecnologias digitais na prática docente e aprofundar algumas reflexões para repensar as metodologias do ensino e da aprendizagem.  A educação digital apresenta novos paradigmas para o ensino e a aprendizagem, que requerem do educador práticas pedagógicas interativas, metodologias ativas e domínio da linguagem computacional. Inovar o uso das tecnologias digitais na educação implica em  organizar e orquestrar a ciberarquitetura do espaço e redimensionar as práticas pedagógicas.  Diante dessas inquietações surgem duas questões de investigação para essa pesquisa: Quais as possibilidades da apreendência dos docentes no contexto da Educação Digital?  Como as tecnologias da comunicação e da informação, inseridas no contexto educacional, influenciam na prática pedagógica docente? A metodologia utilizada para aprofundar a  temática em estudo foi de cunho bibliográfico a partir do levantamento de referenciais teóricos encontrados em diversas fontes como:  livros, artigos, publicados por meios escritos e eletrônicos.  A pesquisa apresenta como resultado a importância do docente internalizar um novo paradigma pedagógico que o configura enquanto orquestrador do conhecimento.

Biografia do Autor

Regina Cândida Fuhr, FAAHF - Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira

Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), São Leopoldo (2011). Pós-Doutoranda em Psicologia pela Universidade Kennedy, Argentina (2015). Pós-Doutoranda em Educação pela Florida Christian University (FCU). Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002). Especialização em Currículo e Educação Crítica Humanizadora pela UNISINOS, São Leopoldo (2004). Latu-sensu MBA em Planejamento Educacional e Gestão pela Universidade Católica de Brasília (2014). Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo (1999). Licenciatura em Pedagogia (orientação e supervisão escolar) pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo (1997). Bacharel em Teologia pela Escola de Espiritualidade Franciscana Porto Alegre (1991). Até dezembro do ano de 2017, coordenou o curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF) e o NDE (Núcleo Docente Estruturante). Coordenou o NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico). Foi membro do CONSEP (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAAHF) e do CONSUP (Conselho Superior da FAAHF). Exerceu a docência na Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira dos cursos de Graduação e Pós-Graduação nas disciplinas de Antropologia, Ética Profissional, Medidas Educativas e de Intervenção Psicopedagógica I e II, Direito Educacional, Temas Atuais, prática de Ensino em Língua Portuguesa e Inglesa, Princípios e Métodos de Orientação Educacional, Inclusão Educacional, Gestão Pedagógica, Princípios de Métodos de Supervisão Escolar, Sociologia Geral e da Educação, Filosofia da Educação e do Direito, Filosofia e Ética. Integrou a equipe de gestão e exerceu a função de coordenadora pedagógica do Centro Educacional Maria Cardoso Ferreira. Orientadora das monografias de doutorado do Instituto de Educação Superior Latino Americano (IESLA). Tem experiência na área da educação, com ênfase na educação e religião, principalmente nos seguintes temas: Educação, Ética Geral e Profissional, Currículo, Formação de Professores, Inclusão, Avaliação, Interdisciplinaridade, Dificuldades na Aprendizagem, Espiritualidade, Cultura Religiosa. É autora das obras: A ética em educação: novo paradigma para o nosso tempo (Editora CRV, Curitiba, 2014); A construção coletiva na escola como espaço de formação (Editora Appris, Curitiba, 2015). E- mail: reginacf@sinos.net

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-05

Como Citar

Fuhr, R. C. (2018). (Re)aprender a Docência no contexto da Educação Digital. Revista De Educação ANEC, 44(157), 92-107. https://doi.org/10.22560/reanec.v44i157.173