Consensualismo educacional:

o processo emancipatório do altruísmo da sociedade contemporânea

  • Davidson Alessandro De Miranda Universidade Tiradentes
Palavras-chave: Educação. Razão instrumental. Intersubjetividade. Consenso.

Resumo

O artigo visa reconstruir os fundamentos caracterizadores da modernidade e as implicações decorrentes desses princípios para o novo paradigma da vida humana. Pretende-se avaliar as transformações sociais, políticas e culturais provocadas pelo processo de modernização nas últimas décadas, bem como suas respectivas interferências na educação na sociedade contemporânea. Caracterizado o problema decorrente
desse cenário de transformações históricas, busca-se apontar como possibilidade para superação das limitações técnico-científicas da racionalidade instrumental a teoria do agir comunicativo de Habermas, conferindo ao processo de ensino e aprendizagem a abertura intersubjetiva enquanto condição de possibilidade para formação do consenso.

Biografia do Autor

Davidson Alessandro De Miranda, Universidade Tiradentes

Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Escola Superior Dom Helder Câmara (2014). Especialista em Direito Público pelo Centro Universitário Izabela Hendrix (2006). Graduado em Direito pela Universidade de Itaúna (UIT - 2004).

Publicado
2019-07-25
Como Citar
De Miranda, D. A. (2019). Consensualismo educacional:. Revista De Educação ANEC, 45(158), 195-221. https://doi.org/10.22560/reanec.v45i158.179