Os processos pedagógicos no exercício da docência

Autores

  • Luiz Síveres Universidade Católica de Brasília (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v40i153.18

Resumo

Os processos educacionais estão vinculados a distintas categorias, sejam elas de ordem política, estratégica ou pedagógica. Contudo, no cotidiano do exercício da docência, o fator mais influente caracteriza-se pelos procedimentos pedagógicos. Por isso, o objetivo deste artigo é articular a dimensão antropológica, epistemológica e pedagógica, compreendendo o ser humano por meio de suas relações, o conhecimento como um diálogo de saberes e o agir pedagógico como uma disposição de presença, proximidade e partida. A fundamentação teórica, para cada um desses aspectos está vinculada, respectivamente, à proposta de Martin Buber (1878-1965), de Boaventura de Sousa Santos (1940-) e de Paulo Freire (1921-1997). Em conjunto com outros teóricos, procurou-se seguir o método fenomenológico que, tendo como pressuposto o mundo da vida, estaria buscando o sentido da própria condição humana e o significado da reflexão e da prática educativa. Por isso, a partir da experiência do cotidiano e de pesquisas em andamento, podem-se indicar alguns aspectos resultantes da pedagogia proposta, como o despertar da consciência de autonomia do sujeito, o interesse pela ampliação e a integração com a diversidade de conhecimentos, bem como a eficácia e efetividade dos processos pedagógicos no exercício da docência.

Palavras-chave: Docência. Pedagogia. Presença. Proximidade. Partida.

 

Pedagogical Processes in the Teaching Profession

 

Abstract: Educational processes are connected with distinct categories, whether of a political, strategic, or pedagogical order. However, in the daily practice of teaching, the most influential factor is characterized by pedagogical procedures. Thus, the aim of this study is to articulate the anthropological, epistemic, and pedagogical dimension by understanding human persons through their relationships, knowledge as a dialogical process, and pedagogical action as willingness through presence, proximity, and (de)parting. The theoretical foundations for these aspects are connected with proposals of Martin Buber (1878-1965), Boaventura de Sousa Santos (1940-), and Paulo Freire (1921-1997), respectively. Together with other theoreticians, we sought to follow the phenomenological method, which, under the presupposition of the world of life, would be seeking the very sense of the human condition and the meaning of reflection and educational practice. For that purpose, from experience of daily life and from studies in progress, some aspects stemming from the proposed pedagogy can be indicated, such as awakening of awareness of autonomy of the human subject, interest in expansion and integration with the diversity of knowledge, and the efficacy and effectiveness of pedagogical processes in the practice of teaching.

Keywords: Teaching. Pedagogy. Presence. Proximity. (De)parting.

 

Los procesos pedagógicos en el ejercicio de enseñanza

 

Resumen: Los procesos educativos están vinculados a diferentes categorías, a nivel político y estratégico o pedagógico. Sin embargo, en el ejercicio de la enseñanza diaria, el factor más influyente se caracteriza por procedimientos pedagógicos. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo es articular lo antropológico, epistemológico y pedagógico, incluyendo a los humanos a través de sus relaciones, el conocimiento como un diálogo de saberes, y el acto pedagógico como un camino de presencia, de proximidad y partida. La base teórica para cada uno de estos a su vez, está ligado, respectivamente, a la propuesta de Martin Buber (1878-1965), Boaventura de Sousa Santos (1940-) y Paulo Freire (1921-1997). Junto con otros teóricos, hemos tratado de seguir el método fenomenológico, dando por sentido el mundo de la vida, de buscar el sentido de la condición humana y el sentido de la reflexión y la práctica educativa. Por lo tanto, a partir de la experiencia de la vida cotidiana y de la investigación en curso, si puede indicar algunos aspectos derivados de la propuesta pedagógica, como el despertar de la conciencia de la autonomía del sujeto, el interés en la expansión y la integración con la diversidad de conocimientos, y la eficiencia y la eficacia de los procesos pedagógicos en el ejercicio de la docencia.

Palabras clave: Docencia. Pedagogía. Presencia. Proximidad. Partida.

Biografia do Autor

Luiz Síveres, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Pós-doutorado em Psicologia e em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB. E-mail: luiz@ucb.b

Arquivos adicionais

Publicado

2017-06-01

Como Citar

Síveres, L. (2017). Os processos pedagógicos no exercício da docência. Revista De Educação ANEC, 40(153), 114-128. https://doi.org/10.22560/reanec.v40i153.18