Reflexões sobre a atuação do Gestor Educacional Católico na contemporaneidade

  • Ana Marli Hoernig Universidade La Salle, Canoas/RS
  • Paulo Fossatti Universidade La Salle, Canoas/RS
Palavras-chave: Gestão educacional. Gestor educacional católico. Princípios éticos e cristãos.

Resumo

O presente texto discute sobre a gestão educacional com base em diversos autores que tratam do tema e também dos princípios do humanismo cristão. A partir de algumas demandas que se apresentam à gestão educacional, busca-se evidenciar a contribuição do gestor educacional católico para construir uma educação alicerçada em princípios éticos e cristãos. A abordagem é de cunho qualitativo, com revisão de literatura
pertinente ao tema e contribuições do diário de campo dos pesquisadores, agregada à construção do texto. Foram encontrados resultados favoráveis ao objetivo que se buscava alcançar, descortinando e resgatando valores e princípios cristãos que conduzem a atuação do gestor educacional católico. Nesta reflexão, desvelaram-se aspectos do perfil do gestor católico, o qual vê se aproximar, com mais certeza, a utopia de alcançar uma gestão humanizada. Os resultados encontrados evidenciam, no perfil do gestor e nas práticas de gestão, alguns princípios, como: dignidade e reverência à vida, prática da fraternidade, desenvolvimento de relacionamentos positivos, vida plena, justiça, solidariedade, diálogo, tolerância, igualdade, equilíbrio entre racionalidade e espiritualidade. Conclui-se o presente texto com o alento de que o gestor educacional católico pode contribuir para desenvolver a educação almejada, pois ele mesmo traz em seu perfil os referidos princípios e educa pelo exemplo.

Biografia do Autor

Ana Marli Hoernig, Universidade La Salle, Canoas/RS

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, na Universidade La Salle. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Licenciatura em Ciências e Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle, Canoas/RS

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Algarve. Graduação em Filosofia e em Psicologia pela Universidade do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar pela Unilasalle Canoas/RS. Reitor da Universidade La Salle. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos.

Publicado
2019-07-25
Como Citar
Hoernig, A. M., & Fossatti, P. (2019). Reflexões sobre a atuação do Gestor Educacional Católico na contemporaneidade. Revista De Educação ANEC, 45(158), 137-152. https://doi.org/10.22560/reanec.v45i158.189