Educação em consonância com valores cristãos:

premissas, princípios e propósito Notre Dame

  • Camila Roberta Lahm Vieira Colégio Santa Teresinha
  • Deisi Daniana Naibo Colégio Santa Teresinha
Palavras-chave: Educação católica. Congregação religiosa. Formação de atitudes e valores.

Resumo

Este artigo configura-se em um relato de experiência, abordando brevemente a origem da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, que se constituiu em um sistema educacional que forma e educa milhares de jovens, de diversas nações, tendo como inspiração fundamental a profunda experiência da bondade de Deus e de seu amor providente. Este trabalho intenciona compartilhar o legado da educação Notre Dame em sua bagagem de vivências por meio de um processo educativo sólido, com valores cristãos, desenvolvido em uma escola confessional da região do Vale do Paranhana/RS. A experiência do Colégio Santa Teresinha, norteada pelos princípios educacionais da bondade, firmeza e competência, compõe um caminho trilhado há mais de noventa
anos, cuidando e conduzindo centenas de crianças e jovens, em uma concepção humanizadora da educação.

Biografia do Autor

Camila Roberta Lahm Vieira, Colégio Santa Teresinha

Graduação e licenciatura em Psicologia pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Assessora pedagógica do Colégio Santa Teresinha (Rede Notre Dame).

Deisi Daniana Naibo, Colégio Santa Teresinha

Mestrado profissional em andamento em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF). Graduação em Letras pela UNISINOS.

Publicado
2019-07-25
Como Citar
Lahm Vieira, C. R., & Naibo, D. D. (2019). Educação em consonância com valores cristãos:. Revista De Educação ANEC, 45(158), 222-234. https://doi.org/10.22560/reanec.v45i158.190