Repensando a prática docente

a inserção de tecnologias da informação e comunicação no contexto da educação profissional

  • Daiane Lima Virgili Coelho Instituto Federal de Santa Catarina
  • Bartholomeo Barcelos
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação. Educação profissional. GoogleClassroom. Kahoot. Plickers.

Resumo

A pesquisa em tela apresenta como percurso metodológico uma intervenção oriunda da proposta pedagógica de formação de professores do curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional do Instituto Federal de Santa Catarina, no Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas, na cidade de São Miguel do Oeste, Santa Catarina, dentro da disciplina de Conservação de Solo e Água, no período de abril a outubro de 2018. Tem por objetivo repensar a prática docente a partir da inserção das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação profissional, bem como sua influência no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Para tal, a intervenção consistiu na utilização de diferentes mídias no contexto escolar, tais como: Google Classroom, Kahoot e Plickers. Os resultados foram o uso do Google Classroom como possibilidade de local para publicação de estudo dirigido, o Kahoot para revisão de conteúdos curriculares e o Plickers como aplicativo que possibilita fazer avaliação de conteúdos. Observou-se que a intervenção apresentou uma satisfatória participação dos alunos, o que demonstra que a inserção de TICs enquanto ferramenta pedagógica é eficaz na prática docente, influenciando positivamente o processo de ensino e aprendizagem e a formação profissional.

Biografia do Autor

Daiane Lima Virgili Coelho, Instituto Federal de Santa Catarina

Tecnóloga em Agropecuária: Agroindústria pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Licenciada em Química pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI). Especialista em Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Bartholomeo Barcelos

Administrador. Licenciado em EPT. Especialista em Gestão Empresarial. Mestre em Engenharia
de Produção.

Publicado
2019-10-01
Como Citar
Virgili Coelho, D. L., & Barcelos, B. (2019). Repensando a prática docente: a inserção de tecnologias da informação e comunicação no contexto da educação profissional. Revista De Educação ANEC, 46(159), 138-154. https://doi.org/10.22560/reanec.v46i159.195