Afetividade e conflito na relação mâe e filho e desempenho na escrita no Ensino Fundamental

  • Maria de Lourdes de Souza Duarte UNIFIEO
  • Carolina Ferreira Barros Klumpp
  • Márcia Siqueira de Andrade
Palavras-chave: Vínculo. Escrita. Família.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo verificar se a qualidade da relação mãe-filho interfere no desempenho da escrita do aluno. Trata-se de estudo transversal, correlacional. Participaram deste estudo 88 crianças de ambos os sexos, com idades variando entre 9 e 11 anos, matriculadas no Ensino Fundamental I e II de instituições de ensino da rede pública e da rede privada, localizadas na região oeste da Grande São Paulo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dado foram: teste das matrizes coloridas de Raven, teste de avaliação de dificuldades na aprendizagem da escrita e o teste familiograma. A análise de dados foi realizada por meio de estatística descritiva e inferencial. Os resultados mostraram que não houve correlação estatisticamente significativa entre
o desempenho da escrita da criança e a qualidade da relação mãe-filho. Conclui-se que a família, bem como o papel da mãe, pode ser mais necessária, no que se refere ao aprendizado da escrita, no período de alfabetização.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes de Souza Duarte, UNIFIEO

Doutoranda em Psicologia Educacional (com bolsa CAPES) pelo Centro Universitário Fieo-UNIFIEO, Graduada em Psicopedagogia pela mesma Instituição.  Atua como Psicopedagoga Clínica e Docente Universitária.

Carolina Ferreira Barros Klumpp

Doutora em Psicologia Educacional (com bolsa CAPES) pelo Centro Universitário FIEO-UNIFIEO, com período Sanduíche na Universidade de Coimbra em Portugal; Mestre em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO-UNIFIEO; Graduada em Psicopedagogia pela mesma Instituição. Atua como Mediadora de Cursos de Licenciatura na Universidade Virtual do Estado de São Paulo- Univesp. 

Márcia Siqueira de Andrade

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Graduada em Artes Plásticas. Atua como Docente Universitária.

Publicado
2019-10-01
Como Citar
Duarte, M. de L. de S., Ferreira Barros Klumpp, C., & Siqueira de Andrade, M. (2019). Afetividade e conflito na relação mâe e filho e desempenho na escrita no Ensino Fundamental. Revista De Educação ANEC, 46(159), 79-94. https://doi.org/10.22560/reanec.v45i158.202