Uma breve retrospectiva da história da Educação Católica no Brasil

Autores

  • Roberta Valéria Guedes de Lima Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC)
  • Elisângela Dias Barbosa Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC)

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v40i153.22

Resumo

Este artigo propõe-se a refletir sobre a história da educação católica no Brasil, desde o período colonial até o republicano. Metodologicamente, é uma pesquisa básica, de caráter exploratório, a partir de uma revisão bibliográfica. O texto trata sobre: o processo de implantação das escolas católicas no Brasil que ocorreu com a presença dos jesuítas e, posteriormente, com outras congregações religiosas; a sistematização de projetos educacionais, nos quais estavam inseridos as escolas católicas, resultando em propostas de ensino propedêutico e ensino popular e profissionalizante; o surgimento de alguns organismos sociais que contribuíram com a missão das escolas católicas, na defesa de uma educação libertadora e o protagonismo juvenil estudantil; a opção preferencial pelos pobres como desafio a ser assumido pelas escolas católicas; a fomentação do protagonismo leigo na educação como atuação cristã de sua fé católica. Espera-se que o estudo contribua para sistematizar, historicamente, o processo da educação católica no Brasil.

Palavras-chave: Educação católica. Retrospectiva histórica. Identidade da escola católica.

 

A Brief Retrospective of Catholic Education History in Brazil

 

Abstract: This article proposes to reflect on the history of Catholic Education in Brazil, from the colonial period to the Republican period. Methodologically, it is a basic exploratory research, based on a bibliographical review. The text deals with the process of implantation of the Catholic schools in Brazil that occurred with the presence of the Jesuits and, later, with other religious congregations; The systematization of educational projects, in which the Catholic schools were inserted, resulting in proposals for teaching and teaching popular and vocational teaching; The emergence of some social organisms that contributed to the mission of Catholic schools, in the defense of a liberating education and the youthful student protagonism; The preferential option for the poor as a challenge to be assumed by Catholic schools; The promotion of layman protagonism in Education, as a Christian action of his Catholic faith. It is hoped that the study will contribute to systematizing, historically, the process of Catholic Education in Brazil.

Keywords: Catholic education. Historical retrospective. Identity of the catholic school.

 

Una breve retrospectiva de la historia de la Educación Católica en Brasil

 

Resumen: Este artículo se propone reflexionar sobre la historia de la Educación Católica en Brasil, desde el período colonial hasta el republicano. Metodológicamente, es una investigación básica, de carácter exploratorio, a partir de una revisión bibliográfica. El texto trata sobre el proceso de implantación de las escuelas católicas en Brasil que ocurrió con la presencia de los jesuitas y, posteriormente, con otras congregaciones religiosas; la sistematización de proyectos educativos, en los que estaban insertos las escuelas católicas, resultando en propuestas de enseñanza propedéutica y enseñanza popular y profesionalizante; el surgimiento de algunos organismos sociales que contribuyeron con la misión de las escuelas católicas, en la defensa de una educación liberadora y el protagonismo juvenil estudiantil; la opción preferencial por los pobres como desafío a ser asumido por las escuelas católicas; el fomento del protagonismo laico en la Educación, como actuación cristiana de su fe católica. Se espera que el estudio contribuya a sistematizar, históricamente, el proceso de la Educación Católica en Brasil.

Palabras clave: Educación católica. Retrospectiva histórica; Identidad de la escuela católica.

Biografia do Autor

Roberta Valéria Guedes de Lima, Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC)

Mestrado pela Universidade Católica de Brasília (UCB) em Gestão de Instituições de Ensino Confessionais. Especialização em Tecnologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e UCB. Especialização em Gestão Educacional pela Funiversa/UCB. Professora da Pós-Graduação da Faculdade Projeção e gerente de Educação Básica na Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). E-mail: educacaobasica@anec.org.br

Elisângela Dias Barbosa, Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC)

Mestrado e Graduação em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem formação teológica-pastoral pelo Internationales Bildungszentrum für junge Leute, na cidade de Solothurn (Suíça) e pelo Centro di Spiritualità, na cidade de Stuttgart (Alemanha). Coordenadora de Projetos Pastorais na Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). E-mail: pastoral@anec.org.br

Arquivos adicionais

Publicado

2017-06-01

Como Citar

Lima, R. V. G. de, & Barbosa, E. D. (2017). Uma breve retrospectiva da história da Educação Católica no Brasil. Revista De Educação ANEC, 40(153), 12-27. https://doi.org/10.22560/reanec.v40i153.22