A Coletânea Cenecista

o chamamento ao ideal cenecista na produção de uma memória institucional da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade

  • ARTHUR RODRIGUES DE LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Palavras-chave: Coletânea Cenecista. CNEC. História da CNEC. Ideal cenecista.

Resumo

O presente artigo, partindo da possibilidade de analisar os escritos institucionais produzidos pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), teve como objetivo refletir sobre a produção de uma memória educacional e institucional da Campanha, que buscou produzir uma identidade homogênea sobre a história da
instituição, a ser incorporada por todos os sujeitos que integravam a Rede. Por meio da leitura dos textos contidos na Coletânea Cenecista, foi problematizado, a partir da metodologia da análise de discursos, como a publicação de tal impresso esteve relacionada à produção de uma memória institucional sobre a Rede com base em uma história laudatória e apologética, que visou estabelecer modos de lembrar e contar a história da
instituição e a vida de seus fundadores. Ademais, atua como elemento definidor de uma pedagogia normativa, destinada a produzir exemplos e testemunhos a serem seguidos por alunos, professores e demais membros de suas comunidades escolares, enquanto sujeitos ideais da causa cenecista.

Biografia do Autor

ARTHUR RODRIGUES DE LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Mestrado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Atua, principalmente, no campo da história da educação, cultura escolar e instituições escolares. Em sua dissertação, problematizou os discursos produzidos pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) em torno das Comemorações dos 50 anos de atividade da Rede no Brasil em 1994, por meio da publicação do impresso pedagógico Coletânea Cenecista. Atua também em pesquisas voltadas para a história cultural das práticas educativas e o ensino de história. 

Publicado
2019-12-12
Como Citar
RODRIGUES DE LIMA, A. (2019). A Coletânea Cenecista: o chamamento ao ideal cenecista na produção de uma memória institucional da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. Revista De Educação ANEC, 46(159), 122-137. https://doi.org/10.22560/reanec.v46i159.226