As políticas públicas educacionais em tempos de educação 3.0

limites e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v47i160.236

Palavras-chave:

Políticas públicas em educação. Modalidades de educação. Tecnologia educacional. Educação para a inovação.

Resumo

O objetivo do presente artigo consiste em suscitar o debate sobre os limites e as possibilidades das políticas públicas educacionais em tempos de educação 3.0. A metodologia tem abordagem qualitativa e buscou seus dados em uma revisão da literatura pertinente à temática. O referencial teórico fundamenta-se, principalmente, em autores como Moran (2014), Lévy (1999), Sant’Ana, Suanno e Sabota (2017), Fava (2014), entre outros. Os resultados sinalizam que: a) a educação 3.0 transcende a questão da utilização das tecnologias como recurso pedagógico, uma vez que supõe uma mudança profunda na educação, a qual deve considerar a interdisciplinaridade e a complexidade; b) a educação brasileira, desde o Brasil Imperial, tem um caráter público, portanto as políticas públicas educacionais precisam acompanhar as mudanças impostas pela contemporaneidade; c) o maior desafio pelo qual passam as políticas educacionais na atualidade
consiste em acompanhar as demandas da educação 3.0, cenário em que um estudante
mais autônomo e conectado exige práticas docentes que condizem com as suas necessidades,
bem como um sistema educacional pensado para o cenário que se apresenta. O debate está aberto.

Biografia do Autor

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle de Canoas/RS

Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas (2018). Mestrado em Educação pela URI - Campus Frederico Westphalen (2015), Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional (2009), e Graduação em Normal Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2007). Atualmente é docente do curso de Pedagogia, de cursos de especialização Lato Sensu e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilassalle. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento. Linha de pesquisa: Gestão Educacional e Políticas Públicas da Educação, atuando principalmente nos temas: autonomia, gestão e participação democrática, currículo, avaliação e planejamento. É integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos - Unilasalle, secretária e revisora da revista RIESup (Revista Internacional de Educação Superior). Tradutora da RIFP (Revista Internacional de Formação de Professores) e membro do conselho editorial das Edições Hipótese. Juntamente com Edite Sudbrack, é autora do livro "Educação e Formação Continuada: Uma análise do Pacto Nacional do Ensino Médio - Percalços, Desafios e Possibilidades", lançado em maio de 2016 pela editora CRV, além de diversas outras publicações em periódicos nacionais e internacionais, e capítulos de livros.

Douglas Vaz, Universidade La Salle

Mestre em Educação pela Universidade La Salle (2017), na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, (bolsista CAPES/PROSUP). Especialista em Informática Instrumental para Professores pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Cenecista de Osório. Licenciado em Informática pelo Centro Universitário Cenecista de Osório. Atualmente cursa a Especialização interinstitucional em Docência Universitária na Contemporaneidade, ofertado pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG). Professor da área de Educação e Cultura dos cursos de graduação presenciais e a distância da Universidade La Salle - Canoas/RS. Coordenador Adjunto do curso de Pedagogia nas modalidades Presencial e EaD da Universidade La Salle. Membro e secretário do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia da Universidade La Salle. Compõe a equipe pedagógica da Unidade de Educação a Distância da Universidade La Salle. Membro dos Grupos de Pesquisa: "Gestão Educacional nos diferentes contextos" e "Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq". Desenvolve pesquisas na área de Tecnologias na Educação, com ênfase nas áreas de Mediação On-line e Construção do Conhecimento em diferentes Espaços. Revisor Ad-hoc dos periódicos "Trajetória Multicursos" e "REEDUC - Educação e Cultura Contemporânea". Tem experiência na criação de materiais didáticos para EaD, como e-books, videoaulas e objetos de aprendizagem, bem como na construção de práticas pedagógicas para a Educação a Distância.

Remi Maria Zanatta Benatti, Universidade La Salle

Graduada em Pedagogia com Especialização em Educação Especial- Deficiência Mental. Aluna especial do Mestrado em Educação na Universidade La Salle. Tutora na Graduação do Curso de Pedagogia- Universidade Lasalle-Canoas -RS. Realizando a mediação no processo de aprendizagem nos encontros presenciais e no AVA_ Ambiente Virtual de Aprendizagem. Professora particular- a domicilio- para estudantes do ensino fundamental 1. Atendendo também alunos com deficiência. Analista Pedagógica no Programa Jovem Aprendiz, no Centro de Integração Empresa Escola do CIEE-RS - atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, treinamento dos educadores para atuarem nas turmas de aprendizagem, realização de reuniões pedagógicas, organização de turmas de aprendizagem, escala de instrutores por turmas previstas, previsão de recursos, acompanhamento de projetos, atendimento aos aprendizes, verificação e acompanhamento dos registros de frequência. Acompanhamento da metodologia e didática de acordo com a proposta pedagógica do programa. Treinamento de Educadores para a aplicação do programa de aprendizagem na FASE_ Fundação de Atendimento Sócio Educativo. Vivência em administração e coordenação de equipes. Atuação como docente no Ensino à Distância em disciplinas: Estágio Curricular, Didática, Filosofia da Educação, Direito na Educação. 

Publicado

2019-12-22

Como Citar

Jung, H. S., Vaz, D., & Benatti, R. M. Z. . (2019). As políticas públicas educacionais em tempos de educação 3.0: limites e possibilidades. Revista De Educação ANEC, 47(160), 32-45. https://doi.org/10.22560/reanec.v47i160.236