Prática docente na socioeducação
análise das competências sob a ótica docente
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v47i160.238Palavras-chave:
Prática docente. Educador social. Competências. Socioeducação.Resumo
Neste artigo, busca-se compreender a percepção dos professores de uma escola inserida em uma unidade de internação de adolescentes em conflito com a lei no Distrito Federal (DF) quanto às práticas do educador social que podem contribuir para a promoção do trabalho na socioeducação. O problema de pesquisa situa-se na
perspectiva de identificar em que medida as competências inspiradas nos princípios da Educação Social podem colaborar para as práticas pedagógicas do docente que atua na socioeducação. Esse profissional atua com adolescentes/jovens que, além de estarem enclausurados, estão em fase de desenvolvimento. A práxis pedagógica docente na socioeducação objetiva contribuir para que o estudante perceba o ensino como uma possibilidade de transformação, que desenvolve competências e habilidades essenciais para a compreensão e a reflexão da realidade em que está inserido, com vistas à ressocialização (SILVA, 2017; NUNES; IBIAPINA, 2010). O referencial teórico propõe a integração dos dados obtidos mediante os estudos de Onofre (2015, 2016), Silva (2017), Caliman (2010, 2015), Moreira (2016), Romans, Petrus e Trilla (2003), Mioto et al. (2015), assim como os documentos oficiais disponíveis: o Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069 (BRASIL, 1990), o Estatuto da Juventude - Lei nº 12.852 (BRASIL, 2013), o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - Lei n. 12.594 (BRASIL, 2012) e as Diretrizes pedagógicas para a escolarização na socioeducação (DISTRITO FEDERAL, 2014). Foi utilizada como metodologia de pesquisa para a coleta de dados a técnica de grupo focal, escolhida por propiciar uma maior articulação entre os atores envolvidos no processo de pesquisa, encorajando uma conversa aberta sobre os pontos determinados e presentes nos objetivos, facilitando a expressão de ideias e experiências dos participantes. O grupo focal foi realizado na escola de uma unidade de internação do Distrito Federal, em 2018, com dez professores. Os dados coletados demonstraram que as competências que fazem parte do educador social são de grande valia para a atuação dos professores nas unidades socioeducativas, pois os obstáculos e a realidade vivenciada pelos educadores sociais são muito próximos daquilo com que os professores das unidades socioeducativas se deparam todos os dias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Comunicamos que a ANEC, adota a licença Creative Commons para sua coleção de periódicos científicos em acesso aberto, e define como padrão a adoção de licença do tipo atribuição (CC - BY) para seus conteúdos.
A Revista está certificada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, bem como os trabalhos nela publicados. A licença CC-BY escolhida permite aos usuários dos periódicos acessar, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico. O autor, ao efetuar a submissão do artigo, autoriza a transferência de direitos autorais pelo uso da licença Creative Commons. A transferência de direitos autorais é gratuita, em face do caráter científico da revista.
IMPORTANTE
Os dados informados à revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A Revista de Educação ANEC não se responsabiliza por opiniões e conceitos expressos pelos autores.