Uma educação para um mundo em constante transformação

os desafios da formação de professores

  • Anelise Pereira Sihler
  • Bernadete Moreira Pessanha Cordeiro
  • Sandra Mara Souza Bessa
Palavras-chave: Formação de professores. Educação. Qualidade na docência.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar caminhos que possibilitem refletir sobre a formação de professores e repensá-la em uma sociedade em constante mudança. Por meio de uma revisão integrativa a partir de fontes bibliográficas e dados institucionais, procurou-se reunir pressupostos teóricos, instrumentos, documentos e
perspectivas, mundiais e nacionais, que poderão colaborar para as Instituições de Ensino Superior no desafio de construir uma docência que, apesar de imersa nas tecnologias, seja mais humana.

Biografia do Autor

Anelise Pereira Sihler

Possui graduação em Pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. Graduação em Administração pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialização em Gestão Educacional, em Gestão de Pessoas e em EaD pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Foi diretora pedagógica do Colégio INEI - Instituto de Educação Integral, durante o período de 1980 a 1993 (Educação Básica). Diretora da Faculdade ICESP (2007 a 2015). Analista de projetos em EaD no SESI. Atua na UCB onde já assumiu os cargos de coordenadora dos cursos de Pedagogia, Gestão de Recursos Humanos e Psicopedagogia. É doutoranda em Ciências da Educação.
Atualmente ocupa o cargo de diretora da escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da UCB.

Bernadete Moreira Pessanha Cordeiro

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Linguagem e Educação pela Fundação Brasileira de Teatro. Pedagoga com habilitação em Tecnologia Educacional pela UnB (1985) e Administração Escolar pela UnB (1986). Professora da Universidade Católica de Brasília (UCB). Consultora pedagógica da área de segurança pública e colaboradora do comitê internacional da Cruz Vermelha no programa de direitos humanos para policiais. 

Sandra Mara Souza Bessa

Possui graduação em Letras pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1986). Especialização em Administração Escolar e em Educação a Distância e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB) (2001). Atualmente, é professora e coordenadora geral acadêmica da UCB. Atua ainda como conteudista e professora em cursos de graduação e pós-graduação. É ainda escritora de livros infantis.

Publicado
2019-10-01
Como Citar
Sihler, A. P., Moreira Pessanha Cordeiro, B., & Mara Souza Bessa , S. (2019). Uma educação para um mundo em constante transformação : os desafios da formação de professores. Revista De Educação ANEC, 46(159), 12-30. https://doi.org/10.22560/reanec.v46i159.240