Educação, sociabilidade e socialização: múltiplas perspectivas

Autores

  • Olmira Bernadete Dassoler Colégio Santos Anjos - Porto União/SC
  • Geraldo Caliman Universidade Católica de Brasília/UCB

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.25

Palavras-chave:

Educação, Sociabilidade, Teoria e Prática

Resumo

A investigação enfatiza os conceitos de educação, sociabilidade e socialização, pautando-se no estudo de alguns teóricos que abordam o tema, tais como, Freire, Maturana, Bauman, Caliman, Baechler, Magalhães, Silva, entre outros. De um lado, pretende-se identificar e interpretar os aspectos referentes aos conteúdos e às formas de sociabilidade, socialização e educação, bem como de que modo essa trilogia se processa na prática e na realidade constitutiva das pessoas; por outro lado, de que forma a educação, sociabilidade e a sociabilização constituem expressões dinâmicas na interação do cotidiano entre os indivíduos. Foram entrevistadas seis pessoas: dois gestores, um da área administrativa e o outro da área pedagógica e socioeducativa, dois professores que ministram aulas de Sociologia e Filosofia e dois alunos, um do curso de graduação, licenciatura em Pedagogia e o outro, cursando bacharelado em Psicologia. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica da entrevista semiestruturada, fez-se uso de gravador para o registro das respostas às quais, posteriormente, foram transcritas na íntegra, seguidas da interpretação na forma de análise de discurso e estabelecendo-se uma relação entre a teoria e a prática. O objetivo da pesquisa foi investigar e analisar de que modo se caracterizam e se manifestam as expressões da educação, sociabilidade e socialização na visão dos teóricos citados e o seu prolongamento na interação entre as pessoas. Dos dados obtidos destacam-se que os termos de educação, sociabilidade, socialização na perspectiva dos teóricos, associados ao resultado dos entrevistados, diferem na sua expressão dependendo do grupo e de situações pelos quais os momentos são vivenciados. Ressalta-se, que há consonância de ambos, no aspecto de que o ser humano é um ser social e em continuum processo formativo e informativo, de interação e de contextualização, ou seja, vai além da sala de aula.  O ser humano necessita do outro para a sua convivência, o que se concretiza pela educação e por ações socioeducativas.

Palavras-chave: Educação. Sociabilidade. Sociabilização. Teoria e Prática

 

 

Education, sociability and socialization: multiple perspectives

 

Abstract: The research emphasizes the concepts of education , sociability and socializing, resting on the study of some theorists on the topic , such as Freire, Maturana, Bauman, Caliman, Baechler, Magellan, Silva, among others. It is intended, therefore, to identify and interpret aspects relating to the content and forms of education sociability, socialization and how this trilogy takes place in practice and constitutive reality of the people; on the other hand, how education, sociability and socialization are dynamic expressions in everyday interaction between individuals. Six people are interviewed: two managers, an administrative area and the other the educational area and socio-educational, two teachers who teach sociology classes and Philosophy and two students, an undergraduate degree, degree in Pedagogy and the other attending BA in Psychology. For data collection was used the technique of semi-structured interview was made using the recorder to record the responses to which were later transcribed, followed by interpretation in the form of discourse analysis and establishing one relationship between theory and practice. The objective of the research was to investigate and analyze how to characterize and manifest expressions of education, sociability, socialization in view of the aforementioned theoretical and its extension in the interaction between people. The data highlights that the terms of education, sociability and socialization from the perspective of theoretical, associated with the result of respondents differ in their expression depending on the group and situations in which times are experienced. On the other hand, there is consistent both in the aspect of the human being is a social being and continuum formative and informative process of interaction and context, i.e. goes beyond the classroom. The human being needs the other for their coexistence, which is realized by education and socio educational activities.

Keywords: Education. Sociability. Socialization. Theory and practice

 

 

Educación, socialidad y socialización: múltiples perspectivas

 

Resumen: La investigación enfatiza los conceptos de educación, sociabilidad y socialización, pautándose en el estudio de algunos teóricos que abordan el tema, tales como, Freire, Maturana, Bauman, Caliman, Baechler, Magalhães, Silva, entre otros. De un lado, se pretende identificar e interpretar los aspectos referentes a los contenidos y a las formas de sociabilidad, socialización y educación, así como de qué modo esta trilogía se procesa en la práctica y en la realidad constitutiva de las personas; por otro lado, de qué forma la educación, sociabilidad y la sociabilización constituyen expresiones dinámicas en la interacción del cotidiano entre los individuos. Fueron entrevistadas seis personas: dos administrativos, uno del área administrativa y otro del área pedagógica y socioeducativa, dos profesores que dan clases de Sociología y Filosofía y dos alumnos, uno del curso de graduación, licenciatura en Pedagogía y el otro, cursando bachillerato en Psicología. Para la recolección de datos se utilizo la técnica da entrevista semi-estructurada, utilizando grabador para el registro de las respuestas pues, posteriormente, fueron transcritas integralmente, seguidas de la interpretación en forma de análisis de discurso y estableciendo una relación entre la teoría y la práctica. El objetivo de la investigación fue investigar y analizar de qué modo se caracterizan y se manifiestan las expresiones de la educación, sociabilidad y socialización en la visión de los teóricos citados y su prolongación en la interacción entre las personas. De los datos obtenidos se destacan que los términos de educación, sociabilidad, socialización en la perspectiva de los teóricos, asociados al resultado de los entrevistados, difieren en su expresión dependiendo del grupo y de situaciones por los que los momentos son vivenciados. Se resalta, que hay consonancia entre ambos, en el aspecto de que el ser humano es un ser social y en continuum proceso formativo e informativo, de interacción y de contextualización, o sea, va más allá de la sala de clase. El ser humano necesita del otro para su convivencia, lo que se concretiza por medio de educación y de acciones socioeducativas. 

Palabras clave: Educación. Sociabilidad. Socialización. Teoría y Práctica

Biografia do Autor

Olmira Bernadete Dassoler, Colégio Santos Anjos - Porto União/SC

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB (2015 e 2009). Pós-graduada em Gestão Colegiada das Escolas Católicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996). Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (1990). Especialização em Orientação Educacional pela Universidade de Ijuí/RS (1985). MBA em Gestão Educacional. Graduação em Pedagogia pela Fundação de Integração e Desenvolvimento do Noroeste do Estado – FIDENE (1979), Ijuí/RS. Desenvolve pesquisas na Cátedra UNESCO Juventude, Educação e Sociedade como voluntária. Atualmente, é vice-diretora e coordenadora pedagógica no Colégio Santos Anjos (Porto União/SC) e diretora presidente da Associação Missionária de Beneficência sediada em Ponta Grossa/PR. E-mail: olmirabd@gmail.com.

Geraldo Caliman, Universidade Católica de Brasília/UCB

Pós-doutorado e Doutorado em Educação pela Università Pontificia Salesiana de Roma (1995 e 1992). Professor da Pontifícia Universidade Salesiana de Roma - UPS (1995-2003), onde atuou como coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Pedagogia Social (1998-2000). Experiência na gestão de instituições socioeducativas (Brasília, 1982-1984; Belo Horizonte, 1985-1987 e 1991). Atualmente, é professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), onde já atuou como Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa. Leciona no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e coordena a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. E-mail: caliman@ucb.br

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

Dassoler, O. B., & Caliman, G. (2017). Educação, sociabilidade e socialização: múltiplas perspectivas. Revista De Educação ANEC, 41(154), 142-156. https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.25

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua