Criatividade

educação e escrita criativa

  • Lilian Vieira da Rocha Ribeiro
  • Ignacio Aguaded
  • Mari Carmen Caldeiro Pedreira
Palavras-chave: Criatividade. Escrita criativa. Educação. Jogos criativos.

Resumo

Tendo em vista as profundas modificações pelas quais as sociedades estão passando nas últimas décadas, principalmente com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, este artigo apresenta a criatividade como elemento-chave para adaptar-se às mudanças. A criatividade desempenha um papel
determinante nos processos de adaptação dos indivíduos ao meio em que vivem. O pensamento criativo supõe uma atitude, uma perspectiva, que leva a procurar ideias, manipular conhecimento e experiência. Assim, após apresentar o que deve ser entendido por criatividade, aponta-se a necessidade de uma educação criativa e discutem-se alguns aspectos relevantes sobre a escrita criativa, apresentando, ao final, algumas sugestões de textos e jogos criativos.

Biografia do Autor

Lilian Vieira da Rocha Ribeiro

Doutora em Comunicação pela Universidade de Huelva, na Espanha. Mestra em Linguística Aplicada
pela Universidade de Brasília (UnB). Professora, tutora virtual, investigadora na Universidade do
Minho, em Portugal. Tradutora e consultora educacional. 

Ignacio Aguaded

Doutor em Psicopedagogia pelo Universidade de Huelva, na Espanha. Professor titular da mesma universidade.

Mari Carmen Caldeiro Pedreira

Doutora em Comunicação e Educação. Professora da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Professora em várias universidades espanholas e professora em universidades latino-americanas, entre elas Chile e Equador. Pesquisadora do Centro de Estudos do Ensino Superior da República Tcheca e revisora científica de revistas nacionais e internacionais.

Publicado
2019-10-01
Como Citar
Vieira da Rocha Ribeiro, L., Aguaded , I., & Carmen Caldeiro Pedreira, M. (2019). Criatividade. Revista De Educação ANEC, 46(159), 53-78. https://doi.org/10.22560/reanec.v46i159.252