A vista de um ponto

um relato de experiência discente do IFPR campus Jacarezinho

Autores

  • David José de Andrade Silva IFPR Campus Jacarezinho
  • Leonardo Felix de Almeida IFPR Campus Jacarezinho

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v47i160.256

Palavras-chave:

IFPR campus Jacarezinho. Currículo. Ensino Médio Integrado

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar e debater o relato de experiência de um estudante do curso Técnico em Informática do Ensino Médio Integrado do campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná, cujo currículo possibilita ao corpo discente ter uma atuação mais protagonista em relação à sua própria formação. O referencial teórico proposto para conduzir a discussão apoia-se no paradigma da complexidade abordado por Morin (2014), nos estudos sobre currículos pós-modernos de Doll Jr. (1993), e, como fio condutor, utilizou-se da metáfora cunhada por Leonardo Boff (s/d) da “águia e da galinha” para provocar reflexões sobre liberdade, democracia e educação. A metodologia é essencialmente o relato do estudante participante desta produção, do qual emergem suas questões referentes à sua relação com o currículo, tanto nas esperanças quanto nas angústias vividas ao ter que assumir um papel mais proativo na escola. No que se refere aos resultados, o relato não se propõe a estabelecer verdades definitivas, mas chamar a atenção para um novo olhar sobre a educação profissional e tecnológica voltada para adolescentes do Ensino Médio Integrado.

Biografia do Autor

David José de Andrade Silva, IFPR Campus Jacarezinho

Professor do campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Mestre e doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Leonardo Felix de Almeida, IFPR Campus Jacarezinho

Técnico em Informática pelo Ensino Médio Integrado do campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Deputado juvenil do programa Parlamento Jovem Brasileiro e finalista do programa Village do Raise a Child, da Universidade de Harvard. 

Publicado

2019-12-22

Como Citar

de Andrade Silva, D. J., & Felix de Almeida, L. (2019). A vista de um ponto: um relato de experiência discente do IFPR campus Jacarezinho. Revista De Educação ANEC, 47(160). https://doi.org/10.22560/reanec.v47i160.256