A equipe pedagógica na implantação das matrizes curriculares maristas: um recorte sob a ótica docente

Autores

  • Adriana Pizetta Colégio Marista Maria Imaculada - Canela/RS
  • Rogério Francisco Caldas Anele Universidade do Vale dos Sinos/UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.37

Palavras-chave:

Inovação, Matrizes Curriculares Maristas, Equipe Pedagógica

Resumo

A educação no Brasil vem passando por momentos de inovação. Pensando nisso, a Rede Marista investe na Implantação das Matrizes Curriculares como forma de atualização com as demandas atuais. Para viabilizar esse processo, toda a comunidade escolar precisa rever posturas e organizar novas intervenções, em especial a equipe pedagógica, que exerce um importante papel de liderança junto à Direção e frente aos professores. Assim, este trabalho visa refletir sobre a postura da equipe pedagógica no processo de Implantação das Matrizes Curriculares Maristas, sob a ótica dos professores de uma instituição. Para isso, adotou-se a metodologia qualitativa, com entrevistas semiestruturadas; os dados levantados foram analisados através de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade de um acompanhamento mais próximo e efetivo da equipe junto aos professores, reuniões pedagógicas mais eficazes e possibilidades de trocas de experiências entre unidades maristas.

Palavras-chave: Inovação. Matrizes Curriculares Maristas. Equipe Pedagógica.

 

 

The pedagogical staff in the implantation of the marist curriculum matrices: a cut from the teacher perspective

 

Abstract: Education is going through moments of innovation in Brazil. With that in mind, Marist group invests in the implantation of "Marist Curricular" as a means to keep updated with the nowadays demands. In order to make this process possible, the whole school community must revise behaviors and organize new interventions, particularly the pedagogical staff, which plays an important role of leadership along with principals and teachers. Hence, this paper ponders the pedagogical staff attitude in the process of implantation of the "Marist Curricular Matrices", from an institution teachers' perspective. For this purpose, a qualitative methodology has been adopted, along with semi-structured interviews; the acquired data has been analyzed through the content analysis method. The results point to a closer and more efficient accompaniment along with teachers, more effective pedagogical meetings and possibilities for experiences exchanges among the Marist branches.

Keywords: Innovation. Marist Curricular Matrices. Pedagogical Staff.

 

 

El equipo pedagógico y la implantación de las matrices curriculares maristas: un recorte bajo la óptica docente

 

Resumen: La educación en Brasil viene pasando por momentos de innovación. Pensando en ello, la Red Marista invierte en la Implantación de las Matrices Curriculares como forma de actualización, como respuesta a las demandas actuales. Para viabilizar este proceso, toda la comunidad escolar necesita revisar posturas y organizar nuevas intervenciones, en especial el equipo pedagógico, que ejerce un importante rol de liderazgo junto a la Dirección y frente a los profesores. Así, este trabajo pretende reflexionar sobre la postura del equipo pedagógico en el proceso de Implantación de las Matrices Curriculares Maristas, desde la perspectiva de los profesores de una institución. Para ello, se adoptó la metodología cualitativa, con entrevistas semi-estructuradas; los datos recolectados fueron revisados a través del análisis de contenido. Los resultados apuntan la necesidad un acompañamiento más próximo y efectivo del equipo junto a los profesores, reuniones pedagógicas más eficaces y posibilidades de intercambio de experiencias entre unidades maristas.

Palabras clave: Innovación. Matrices Curriculares Maristas. Equipo Pedagógico.

Biografia do Autor

Adriana Pizetta, Colégio Marista Maria Imaculada - Canela/RS

Especialização em Gestão e Organização da Escola pela Universidade Norte do Paraná (2016). Especialização em Gestão Curricular Marista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (em andamento). Especialização em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia (2013). Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Terapeuta Individual, Casal e Familiar (CEFI). Orientadora educacional no Colégio Marista Maria Imaculada, da Rede Marista de Colégios e Unidades Sociais. E-mail: adripizetta@gmail.com

Rogério Francisco Caldas Anele, Universidade do Vale dos Sinos/UNISINOS

Mestrado profissional em Gestão de Negócios pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e Universidade de Poitiers, França (2013). Program Management Desenvolvement (PMD) pelo Ise - Iese em São Paulo e Barcelona (2007). Pós-graduação em Gestão Empresarial pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS) (1999). Especialização em Coordenação de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo (1999). Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Porto-Alegrense de Ciências Contábeis e Administração. E-mail: contato@rogerioanele.com

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

Pizetta, A., & Anele, R. F. C. (2017). A equipe pedagógica na implantação das matrizes curriculares maristas: um recorte sob a ótica docente. Revista De Educação ANEC, 41(154), 157-175. https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.37

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua