Orientação educacional e mediação de conflito: a busca por uma escola restaurativa

Autores

  • Maria Luiza da Costa Rosa Souza Centro Educacional Maria Auxiliadora de Brasília/DF
  • Ana Maria Ribas Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.39

Palavras-chave:

Orientador Educacional, Conflitos Escolares, Escola Restaurativa

Resumo

Os conflitos perpassam as relações humanas, e, no espaço escolar, o trato dos conflitos entre estudantes e seus pares, professores, família e escola, normalmente, cabe ao orientador educacional. Assim,a intenção dessa pesquisa é identificar a contribuição do orientador educacional na resolução e mediação, de forma não violenta, dos conflitos escolares de uma escola punitiva para uma escola restaurativa. Para isso, realizou-se revisão bibliográfica com o enfoque no entendimento dos processos de mediação e das práticas restaurativas e sua aplicabilidade pelo orientador educacional na escola. Os resultados indicaram que o orientador educacional está apto a auxiliar a escola a realizar a transição dos modelos punitivos, no que se refere à resolução dos conflitos, por meio da mediação e das práticas restaurativas.

Palavras-chave: Orientador Educacional. Conflitos Escolares. Escola Restaurativa.

 

 

Educational orientation and conflict mediation: the search for a restorative school

 

Abstract: Conflicts permeate human relations, and in school, dealing with conflicts between students and their peers, teachers, family and school, usually falls to the educational supervisor. The intention of this research is to identify the contribution of the educational advisor in the non-violent resolution and mediation of school conflicts for the transition from a punitive school to a restorative school. There for, a bibliographic review was conducted with the focus on understanding the processes of mediation and restorative practices and their applicability by the educational supervisor in the school. The results indicated that the educational supervisor is able to help the school to carry out the transition of the punitive models in the resolution of conflicts through mediation and restorative practices.

Keywords: Educational Advisor. School Conflicts. Restorative School.

 

 

Orientación educacional y mediación de conflictos: la búsqueda de una escuela restaurativa

 

Resumen: Los conflictos atraviesan las relaciones humanas y, en el espacio escolar, la solución de conflictos entre estudiantes y sus colegas, profesores, familia y escuela, normalmente, es una responsabilidad del orientador educacional. Así, la intención de este estudio es identificar la contribución del orientador educacional en la solución y mediación, de forma no violenta, de los conflictos escolares, pasando de una escuela punitiva para una escuela restaurativa. Para ello, se realizó una revisión bibliográfica con el enfoque en el entendimiento de los procesos de mediación y de las prácticas restaurativas y su aplicabilidad por parte del orientador educacional en la escuela. Los resultados indicaron que el orientador educacional está preparado para auxiliar la escuela a realizar la transición de los modelos punitivos, en relación a la solución de los conflictos, por medio de la mediación y de las prácticas restaurativas.

Palabras clave: Orientador Educacional. Conflictos Escolares. Escuela Restaurativa.

Biografia do Autor

Maria Luiza da Costa Rosa Souza, Centro Educacional Maria Auxiliadora de Brasília/DF

Pós-graduação em Comunicação Empresarial e Marketing pela Universidade de Araraquara (2016). Graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB (2015). Orientadora educacional de Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Centro Educacional Maria Auxiliadora de Brasília. E-mail: escrevaparamalu@gmail.com

Ana Maria Ribas, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB (2013). Especializações em Tecnologias em Educação pela PUC-RJ (2010), Planejamento em Tutoria em EAD pela UFMS (2008) e Língua Inglesa pela UNAES (2007). Licenciatura em Letras com habilitação em Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (2002), Orientadora de trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em Orientação Educacional pela UCDB em parceria com o Portal Educação. E-mail: anaribasprof@gmail.com

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

Souza, M. L. da C. R., & Ribas, A. M. (2017). Orientação educacional e mediação de conflito: a busca por uma escola restaurativa. Revista De Educação ANEC, 41(154), 77-93. https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.39