Utilização da PBL como metodologias ativas na Graduação: área de exata na cidade de Palmas/TO

Autores

  • Fernando Antonio da Silva Fernandes Faculdade Católica do Tocantins/FACTO
  • Eliene Gomes dos Santos Faculdade Católica do Tocantins/FACTO
  • Lidiane Batista de Morais Faculdade Católica do Tocantins/FACTO

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.42

Palavras-chave:

Ensino Superior, Aprendizagem baseada em problemas, Metodologias ativas

Resumo

Vivemos tempos distintos em que a educação superior, passa por uma crise de paradigmas, estando num processo de continuo debate que oscila em torno de novas metodologias pedagógicas que sejam atrativas aos discentes e eficazes no processo de aprendizagem. As metodologias ativas propõe ser esse mecanismo de formação capaz de transformar o modo de aprender dos acadêmicos, tornando-os mais autônomos, críticos e criativos diante de uma aprendizagem construtiva. Este trabalho trata-se de uma experiência com adoção de uma metodologia ativa que é a aprendizagem baseada em problemas, originalmente, Problem Based Learning (PBL), uma metodologia centrada no aluno que lhe permite aprender conhecimentos novos resolvendo problemas, aplicada a discentes da área de exatas numa Instituição de Ensino Superior (IES) na cidade de Palmas/TO. Os resultados demonstraram que os alunos, por não estarem habituados com posturas ativas frente ao seu processo de formação, tiveram dificuldades de participação e envolvimento com a metodologia.

Palavras chave: Ensino Superior. Aprendizagem baseada em problemas. Metodologias ativas

 

 

Use of PBL as active methodologies in graduation: exact area in the city of Palmas/TO

 

Abstract: We live in distinct times in which higher education is going through a crisis of paradigms, being in a process of continuous debate that oscillates around new pedagogical methodologies that are attractive to the students and effective in the learning process. The active methodologies propose to be this training mechanism capable of transforming the way students learn, making them more autonomous, critical and creative in the face of constructive learning. This work is an experience with the adoption of an active methodology that is problem-based learning, originally Problem Based Learning (PBL), a student-centered methodology that allows students to learn new solving problems, applied to students in the area of in a Higher Education Institution (IES) in the city of Palmas/TO. The results showed that the students, because they were not accustomed to active postures in front of their training process, had difficulties of participation and involvement with the methodology.

Keywords: Higher Education. Problem-based learning. Active methodologies

 

 

Utilización de la PBL como metodologías activas en la graduación: área de exacta en la ciudad de Palmas/TO

 

Resumem: Vivimos tiempos distintos donde la educación superior, pasa por una crisis de paradigmas, estando en un proceso de continuo debate que oscila entorno de nuevas metodologías pedagógicas que sean atractivas para los discentes y eficaces en el proceso de aprendizaje. Las metodologías activas pretenden ser este mecanismo de formación capaz de transformar el modo de aprender de los académicos, haciéndolos más autónomos, críticos y creativos frente a un aprendizaje constructivo. Este trabajo trata de una experiencia con la adopción de una metodología activa que es el aprendizaje con base en problemas, originalmente, Problem Based Learning (PBL), una metodología centrada en el alumno que le permite aprender conocimientos nuevos resolviendo problemas, aplicada a discentes del área de exactas en una Institución de Educación Superior (IES) en la ciudad de Palmas/TO. Los resultados demostraron que los alumnos, por no estar habituados con posturas activas frente a su proceso de formación, tuvieron dificultades de participación y compromiso con la metodología.

Palabras clave: Educación Superior. Aprendizaje con base en problemas. Metodologías activas

Biografia do Autor

Fernando Antonio da Silva Fernandes, Faculdade Católica do Tocantins/FACTO

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalurgia e de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins (2014). Engenheiro de Segurança do Trabalho com Pós-Graduação em Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010). Pós-Graduação (lato sensu) em Tecnologia e Gerenciamento de Obras pelo Centro Universitário Luterano de Palmas de Tocantins (ULBRA). Graduação em Engenharia Civil pela ULBRA/TO (2007). Professor da Faculdade Católica do Tocantins nos cursos de Engenharia de Produção, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica. E-mail: fernando.fernandes@catolica-to.edu.br

Eliene Gomes dos Santos, Faculdade Católica do Tocantins/FACTO

Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília/Fundação Universidade de Tocantins (UnB/UNITINS). Mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2008). Graduação em Geografia pela UNITINS (1997). Atualmente, é docente doutora e coordenadora de pesquisa e de extensão na Faculdade Católica do Tocantins e professora efetiva da Educação Básica na Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Tocantins. Possui experiência na área de Educação, Geografia, Sociologia e Ciências Ambientais, atuando também como educadora ambiental, com alfabetização científica e com pesquisa social. E-mail: eliene.santos@catolica-to.edu.br

Lidiane Batista de Morais, Faculdade Católica do Tocantins/FACTO

Mestrado em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2013). Especialização em Gestão Ambiental pela Uni-Anhanguera de Goiás (2011). Graduação em Tecnologia em Agrimensura pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás - CEFET (2008). Professora mestre do curso de Engenharia Civil da Faculdade Católica do Tocantins e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins. Ez-mail: lidiane.morais@católica-to.edu.br

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

Fernandes, F. A. da S., Santos, E. G. dos, & Morais, L. B. de. (2017). Utilização da PBL como metodologias ativas na Graduação: área de exata na cidade de Palmas/TO. Revista De Educação ANEC, 41(154), 192-206. https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.42

Edição

Seção

Relato de Experiência