Um método inovador no cotidiano do gestor escolar: as boas práticas da gestão de projetos

Autores

  • Eliane Silva Moreira Colégio Marista Dom Silvério - Belo Horizonte/MG
  • Ricardo Spindola Mariz Universidade Católica de Brasília/UCB e União Marista do Brasil/UMBRASIL

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.46

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Gestão de Projetos, Inovação, Projetos

Resumo

O presente artigo discute a importância das novas competências do gestor em instituições de ensino, considerando que o seu papel é fundamental na criação de um ambiente sinérgico e dinâmico para a implantação de projetos de inovação na escola, além da organização e funcionamento dos aspectos estratégicos, físicos, relacionais, sociopolíticos, materiais, financeiros e pedagógicos. Este trabalho tem como principal objetivo esclarecer dúvidas e responder questionamentos relacionados com a forma de se trabalhar as boas práticas de gerenciamento de projetos na gestão de escolas, já que estas são entidades igualmente orientadas para objetivos. Quase tudo dentro da escola está organizado e orientado para uma meta, finalidade, estado futuro ou resultado a alcançar. “A partir disso, pode-se refletir por que conhecer a gestão de projetos é importante para o gestor educacional.” Neste trabalho, para reflexão, foram levantadas as principais tecnologias e boas práticas em gestão de projetos que facilitarão o trabalho do gestor no cotidiano da escola. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se, como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura, e artigos científicos divulgados no meio eletrônico. Este artigo foi fundamentado nas ideias e concepções de autores como PMBOK® 5ª. Edição, Lück (2008), Motta (2010), Dias (2012), Sena (2008), Terribili (2011), Brighouse e Woods (2010), Mei (2015) e Murici (2013). Por fim, ressalta-se que este artigo não é focado para gestores de projetos, mas sim para gestores escolares que pretendem se familiarizar com o gerenciamento de projetos, que, assim como será relatado, facilitará o trabalho de diversos profissionais dessa área.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Gestão de Projetos. Inovação. Projetos.

 

 

An innovative method in the daily life of a school manager - the good practices of project management

 

Abstract: This article discusses the importance of the manager’s new competences in educational institutions, considering that his role is fundamental in creating a synergistic and dynamic environment in the implementation of innovation projects in the school, besides the organization and operation of strategic, physical, relational, socio-political, material, financial and pedagogical aspects. Its main goal is to clarify doubts and answer questions related to the good practices of a project management in the management of schools, since they are also entities oriented towards objectives. Almost everything in the school is organized and oriented towards a goal, purpose, future state or outcome to achieve. From this perspective, it is possible to reflect on why knowing project management is important for the educational manager. The main technologies and good practices in project management, which will make easier the work of the manager in schools daily life, were brought up in this study for reflection. In order to reach the proposed aims, a bibliographic research was carried out as a methodological resource, based on the detailed analysis of materials already published in the literature, and scientific articles published in the media. This article was based on the ideas and conceptions of authors such as PMBOK® 5ª. (2008), Motta (2010), Dias (2012), Sena (2008), Terribili (2011), Brighouse and Woods (2010), Mei (2015) and Murici (2013). And finally, this article is not focused on project managers, but rather on school managers who want to familiarize themselves with project management, as it will help several professionals in this area.

Keywords:  School Management. Project management. Innovation.  Projects.

 

 

Un método innovador en el cotidiano del gestor escolar - las buenas prácticas de la gestión de proyectos

 

Resumen: El presente artículo discute la importancia de las nuevas competencias del gestor en instituciones de educación, considerando que su papel es fundamental en la creación de un ambiente sinérgico y dinámico para la implantación de proyectos de innovación en la escuela, además de la organización y funcionamiento de los aspectos estratégicos, físicos, relacionales, sociopolíticos, materiales, financieros y pedagógicos. Este trabajo tiene como principal objetivo aclarar dudas y responder preguntas relacionadas con la forma de trabajar las buenas prácticas de gerencia de proyectos en la gestión de escuelas, ya que ellas son entidades igualmente orientadas para objetivos. Casi todo dentro de la escuela está organizado y orientado para una meta, finalidad, estado futuro o resultado por alcanzar. “A partir de ello, se puede reflexionar por qué conocer la gestión de proyectos es importante para el gestor educacional.” En este trabajo, para reflexión, se analizaron las principales tecnologías y buenas prácticas en gestión de proyectos que facilitarán el trabajo del gestor en la cotidianidad de la escuela. Para alcanzar los objetivos propuestos, se utilizo como recurso metodológico, la investigación bibliográfica, realizada a partir del análisis pormenorizado de materiales ya publicados en la literatura, y artículos científicos divulgados por medio electrónico. Este artículo se fundamenta en las ideas y concepciones de autores como PMBOK® 5ª. Edición, Lück (2008), Motta (2010), Dias (2012), Sena (2008), Terribili (2011), Brighouse y Woods (2010), Mei (2015) y Murici (2013). Finalmente, se resalta que este artículo no se orienta em gestores de proyectos, sino en gestores escolares que pretenden familiarizarse con la gestión de proyectos, que, así como será subrayado, facilitará el trabajo de diversos profesionales de esta área.

Palabras-clave: Gestión Escolar. Gestión de Proyectos. Innovación. Proyectos.

Biografia do Autor

Eliane Silva Moreira, Colégio Marista Dom Silvério - Belo Horizonte/MG

Graduação em Pedagogia com ênfase em Administração Escolar pela Universidade de Santo Amaro – UNISA. Acadêmica do curso MBA em Gestão Executiva de Projetos da Faculdade Unyleya. Orientadora educacional do Colégio Marista de Belo Horizonte. E-mail: esmoreira@marista.edu.br

Ricardo Spindola Mariz, Universidade Católica de Brasília/UCB e União Marista do Brasil/UMBRASIL

Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Educação. Graduado em Pedagogia. Pesquisador e professor do Programa de Mestrado de Gestão do Conhecimento e Tecnologias da Informação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Coordenador das Áreas de Missão e de Gestão da União Marista do Brasil (UMBRASIL). E-mail: marisricardo@gmail.com

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

Moreira, E. S., & Mariz, R. S. (2017). Um método inovador no cotidiano do gestor escolar: as boas práticas da gestão de projetos. Revista De Educação ANEC, 41(154), 107-125. https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.46

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua