Orientação Educacional no 1º ano do Ensino Fundamental: um olhar preventivo ao processo de alfabetização

Autores

  • Denise Bortoletto Instituto Teresa Valsè - Uberlândia/MG

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.47

Palavras-chave:

Orientação Educacional, Ações preventivas, Alfabetização

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal discutir a atuação do orientador educacional, numa perspectiva preventiva, com alunos em processo de alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental. O estudo, de caráter qualitativo, apresentou um relato de experiência na realização de grupos de trabalho preventivo em alfabetização, com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada de ensino em Uberlândia-MG. Como principal resultado verificou-se que a realização dos grupos oportunizou aos participantes, em processo de alfabetização, experiências de significação e ressignificação de suas escritas. A atuação de modo preventivo em orientação educacional favoreceu que os entraves próprios desta etapa da escolarização fossem minimizados.

Palavras-chave: Orientação Educacional. Ações preventivas. Alfabetização.

 

 

Educational orientation in the 1º year of Fundamental Education: a preventive look at the literacy process

 

Abstract: The main objective of this article is to discuss the role of the educational supervisor, in a preventive perspective, with students in the literacy process in the first year of elementary school. The qualitative study presented an experience report in the accomplishment of preventive work groups in literacy, with students of the 1st year of elementary school, in a private school in Uberlândia-MG. As a main result it was verified that the groups' participation gave the participants, in the process of literacy, experiences of signification and resignification of their writings. The preventive action in educational orientation favored that the obstacles inherent to this stage of schooling were minimized.

Keywords: Educational orientation. Preventive actions. Literacy.

 

 

Orientación educacional en el 1º año de Educación Fundamental: una mirada preventiva al proceso de alfabetización

 

Resumen: El presente artículo tiene como objetivo principal discutir la actuación del orientador educativo, en una perspectiva preventiva, con alumnos en proceso de alfabetización en el primer año de Enseñanza Fundamental. El estudio, de carácter cualitativo, presentó un informe de experiencia en la realización de grupos de trabajo preventivo en alfabetización, con alumnos del primer año de Educación Fundamental, en una escuela de la red privada de educación en Uberlândia-MG. Como principal resultado se verificó que la realización de los grupos permitió a los participantes, en proceso de alfabetización, experiencias de significación y resignificación de sus escrituras. La actuación de modo preventivo en orientación educativa favoreció que los obstáculos propios de esta etapa de la escolarización fueran minimizados.

Palabras clave: Orientación Educativa. Acciones preventivas. Alfabetización.

Biografia do Autor

Denise Bortoletto, Instituto Teresa Valsè - Uberlândia/MG

Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2011). Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela União Educacional de Minas Gerais (2005). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atua como orientadora educacional no Instituto Teresa Valsé da Rede Salesiana Brasil e como docente em curso de graduação e pós-graduação em instituições privadas de Uberlândia-MG. E-mail: debortoletto@yahoo.com.br

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

Bortoletto, D. (2017). Orientação Educacional no 1º ano do Ensino Fundamental: um olhar preventivo ao processo de alfabetização. Revista De Educação ANEC, 41(154), 207-218. https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.47

Edição

Seção

Relato de Experiência