Protagonismo do aluno e uso de metodologias ativas em prol da aprendizagem significativa e da educação humanista

Autores

  • Tatiane Alves Maciel-Barbosa Instituto Teresa Valsé - Uberlândia/MG

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.61

Palavras-chave:

Educação, humanismo, tecnologia, protagonismo juvenil, aprendizagem significativa

Resumo

O presente artigo discorre acerca da necessidade de se promover protagonismo estudantil e a aplicação de metodologias ativas na educação básica por meio de projetos educativos mediados por tecnologia. Objetiva-se, com esta reflexão e estudo, utilizar recursos tecnológicos para proporcionar o desenvolvimento dos conceitos inerentes aos diferentes gêneros discursivos, a partir de sequências didáticas nas diferentes áreas do conhecimento, em prol da competência em leitura e escrita. Assim, faz-se necessário envolver princípios de metodologias ativas como aulas invertidas e problematizações em vista da concretização de uma aprendizagem significativa, inovadora, atualizada e humanista. Neste sentido, urge a mudança de paradigmas no processo educativo, que deve estar alicerçado em leitura, problematização, debate, análise, escrita e publicações de textos de diferentes gêneros discursivos, consolidando o aluno como autor que transmite à sociedade suas ideias e reflexões numa perspectiva interdisciplinar e de autonomia. Dessa forma, viabiliza-se a proficiência do estudante em leitura, escrita e tecnologias, favorecendo a efetiva aprendizagem e promovendo a educação humanista.

Palavras-chave: Educação. Humanismo. Tecnologia. Protagonismo juvenil. Aprendizagem significativa.

Student protagonism and use of active methodologies for significant learning and humanist education

Abstract: This article discusses the need to promote student leadership and the application of active methodologies in basic education through educational projects mediated by technology. The purpose of this reflection and study is to use technological resources to provide the development of the concepts inherent to the different discursive genres, from didactic sequences in the different areas of knowledge, in favor of reading and writing skills. Thus, it is necessary to involve principles of active methodologies such as inverted classes and problematizations in view of the achievement of meaningful, innovative, up-to-date and humanistic learning. In this sense, it is urgent to change paradigms in the educational process, which should be based on reading, problematization, debate, analysis, writing and publications of texts of different discursive genres, consolidating the student as an author who transmits to society his ideas and reflections in a interdisciplinary perspective and autonomy. In this way, the student's proficiency in reading, writing and technology is enabled, favoring effective learning and promoting humanistic education.

Keywords: Education. Humanism. Technology. Juvenile protagonism. Meaningful learning.

Protagonismo del alumno y uso de metodologías activas en pro del aprendizaje significativo y de la educación humanista

Resumen: El presente artículo discute la necesidad de promover el protagonismo estudiantil y la aplicación de metodologías activas en la educación básica a través de proyectos educativos mediados por tecnología. Se pretende, con esta reflexión y estudio, utilizar recursos tecnológicos para proporcionar el desarrollo de los conceptos inherentes a los diferentes géneros discursivos, a partir de secuencias didácticas en diversas áreas del conocimiento, en pro de competencia en lectura y escritura. Así, es necesario involucrar principios de metodologías activas como clases invertidas y problematizaciones para la concreción de un aprendizaje significativo, innovador, actualizado y humanista. En este sentido, urge cambiar paradigmas en el proceso educativo, que debe estar fundamentado en lectura, problematización, debate, análisis, escritura y publicaciones de textos de diferentes géneros discursivos, consolidando al alumno como autor que transmite a la sociedad sus ideas y reflexiones en una perspectiva interdisciplinaria y de autonomía. De esta forma, se viabiliza la competencia del estudiante en lectura, escritura y tecnologías, favoreciendo el efectivo aprendizaje y promoviendo una educación humanista.

Palabras clave: Educación. Humanismo. Tecnología. Protagonismo juvenil. Aprendizaje significativo.

Biografia do Autor

Tatiane Alves Maciel-Barbosa, Instituto Teresa Valsé - Uberlândia/MG

Mestrado em Linguística pelo Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2005). Graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Graduação em Pedagogia pela Unicoimbra/Faculdade Intervale (2016). Extensão em Novas Tecnologias de Ensino/Aprendizagem Cooperativa. Professora da Escola Salesiana - Instituto Teresa Valsé, Uberlândia/MG. Formadora da rede municipal e da rede salesiana. Elaboradora participante das Diretrizes Pedagógico-Evangelizadoras da Rede Salesiana Brasil de Escolas. E-mail: tatianeamaciel@gmail.com.br

Downloads

Publicado

2017-12-05

Como Citar

Maciel-Barbosa, T. A. (2017). Protagonismo do aluno e uso de metodologias ativas em prol da aprendizagem significativa e da educação humanista. Revista De Educação ANEC, 41(154), 32-56. https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.61