Cultura, gênero e educação

Autores

  • Silvia Maria Panattoni Martins Colégio Notre Dame de Campinas/SP

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.66

Palavras-chave:

Cultura, Educação, Gênero, Modelos Organizadores do Pensamento

Resumo

Este artigo apresenta parte da pesquisa de doutorado realizada pela autora e tem como objetivo analisar o papel da cultura na organização do pensamento, por meio das relações de gênero que são produzidas culturalmente e internalizadas de acordo com a subjetividade de cada indivíduo. A discussão teórica e o encaminhamento metodológico de análise dos dados se fundamentam na teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, que parte do pressuposto de que cada indivíduo constrói modelos de explicação da realidade, por meio dos quais orienta seu raciocínio e suas ações. A pesquisa envolveu 240 sujeitos – 120 do sexo feminino e 120 do sexo masculino – e possibilitou investigar o papel da cultura na organização do pensamento, por meio da análise dos julgamentos e explicações emitidas por eles, a respeito de um conflito envolvendo questões de gênero. É possível perceber o quanto o longo processo de modelagem cultural afeta os indivíduos, que acabam legitimando e reproduzindo relações de desigualdade.

Palavras-chave: Cultura; Educação; Gênero; Modelos Organizadores do Pensamento.

 

 

Culture, gender and education

 

Abstract: This article presents part of the doctoral research carried out by the author and aims to analyze the role of culture in the organization of thought, through the gender relations that are produced culturally and internalized according to the subjectivity of each individual. The theoretical discussion and the methodological routing of data analysis are based on the theory of the Organizational Models of Thought, which starts with the assumption that each individual constructs models of explanation of reality, through which he guides his reasoning and his actions. The research involved 240 subjects - 120 females and 120 males - and made it possible to investigate the role of culture in the organization of thought, through the analysis of the judgments and explanations issued by them, regarding a conflict involving gender issues. It is possible to understand how long the process of cultural modeling affects individuals, who end up legitimizing and reproducing inequality relations.

Keywords: Culture; Education; Gender; Models Organizers of Thought.

 

 

Cultura, género y educación

 

Resumen: Este artículo presenta parte de la investigación de doctorado realizada por la autora y tiene como objetivo analizar el papel de la cultura en la organización del pensamiento, por medio de las relaciones de género que son producidas culturalmente e internalizadas de acuerdo con la subjetividad de cada individuo. La discusión teórica y el encaminamiento metodológico del análisis de los datos se fundamentan en la teoría de los Modelos Organizadores del Pensamiento, que parte del presupuesto de que cada individuo construye modelos de explicación de la realidad, por medio de los cuales orienta su razonamiento y sus acciones. La investigación involucró a 240 sujetos - 120 del sexo femenino y 120 del sexo masculino - y posibilitó investigar el papel de la cultura en la organización del pensamiento, a través de análisis de los juicios y explicaciones emitidos por ellos, acerca de un conflicto envolviendo cuestiones de género. Es posible percibir cuánto el largo proceso de modelado cultural afecta a los individuos, que acaban legitimando y reproduciendo relaciones de desigualdad.

Palabras clave: Cultura; Educación; Género; Modelos organizadores del pensamiento.

Biografia do Autor

Silvia Maria Panattoni Martins, Colégio Notre Dame de Campinas/SP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2008). Mestrado (2003) e Graduação em Pedagogia (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente, é orientadora pedagógica e educacional do curso de Educação Infantil do Colégio Notre Dame de Campinas. Tem experiência na área de Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: direitos humanos e desenvolvimento moral. E-mail: spanattonimartins@gmail.com

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

Martins, S. M. P. (2017). Cultura, gênero e educação. Revista De Educação ANEC, 41(154), 126-141. https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.66

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua