Centro Salesiano de Formação: serviço de formação continuada da Rede Salesiana Brasil para religiosos e leigos

Autores

  • Adair Aparecida Sberga Rede Salesiana de Escolas/RSE e Centro Universitário Salesiano de São Paulo/UNISAL
  • Ivanette Duncan de Miranda Inspetoria Madre Mazzarello - Belo Horizonte/MG
  • Ana Paula Costa e Silva Centro Salesiano de Formação - Rede Salesiana Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.69

Palavras-chave:

Rede Salesiana Brasil, Centro Salesiano de Formação, Formação continuada

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar a concepção, organização, trajetória e linhas de ação do Centro Salesiano de Formação (CSF), o serviço de formação continuada da Rede Salesiana Brasil (RSB), cuja missão é promover, assessorar e integrar processos formativos dos atores Salesianos (SDB/FMA e Leigos) das Comunidades Educativo-Pastorais Salesianas (CEPS) da RSB e suas Redes. A elaboração do relato envolveu pesquisa bibliográfica, análise de documentos institucionais da RSB e de relatórios de avaliação de efetividade das ações formativas oferecidas no período de 2015 a 2017. A criação do CSF revela a clara opção da RSB por valorizar a formação continuada como um eixo transversal que perpassa seus serviços e processos, e como um caminho para impulsionar a construção, disseminação e aplicação dos conhecimentos das CEPS, ampliando as redes de aprendizagem. Os relatórios de avaliação revelam bons níveis de satisfação dos participantes com os cursos e programas formativos. Percebe-se um avanço no desenvolvimento da cultura de formação continuada. Por parte da RSB, há um reconhecimento de que as ações realizadas têm se mostrado relevantes para o aprimoramento constante das práticas educativas. Ao mesmo tempo, a RSB assume o firme compromisso de avançar continuamente no desenho de propostas inovadoras, que contribuam para a formação de educadores da esperança, comprometidos com o projeto educativo salesiano. 

Palavras-chave: Rede Salesiana Brasil;Centro Salesiano de Formação; formação continuada.

 

 

Salesian Training Center: continued training service of the Salesian Network Brazil for religious and lay people

 

Abstract: The purpose of this report is to present the Salesian Formation Center (CSF), the Brazilian Salesian Network (RSB) continuing education service, whose mission is to promote, advise and integrate formation processes of the Salesian actors who work at the Salesian Educative-Pastoral Communities (CEPS) of RSB. The elaboration of the report involved bibliographic research, analysis of institutional documents of the RSB and reports evaluating the effectiveness of the training actions offered in the period from 2015 to 2017. The creation of the CSF reveals the clear option of the RSB for valuing the continued formation as an axis transcending its services and processes, and as a way to boost the construction, dissemination and application of the CEPS knowledge, expanding the learning networks. The evaluation reports show good levels of participants' satisfaction with the courses and training programs. There is progress in the development of the culture of continuing education. On the part of the RSB, there is an acknowledgment that the actions taken have been relevant for the constant improvement of educational practices. At the same time, RSB is firmly committed to making continuous progress in the design of innovative proposals that contribute to the formation of educators of hope, who commit to the Salesian educational project.

Keywords: Salesian Network Brazil; Salesian Formation Center; training.

 

 

Centro Salesiano de Formación: servicio de formación continuada de la Red Salesiana Brasil para religiosos y laicos

 

Resumen: El presente informe de experiencia tiene como objetivo presentar el concepto, organización, trayectoria y líneas de acción del Centro Salesiano de Formación (CSF), el servicio de formación continuada de la Red Salesiana Brasil (RSB), cuya misión es promover, asesorar e integrar procesos formativos de los actores Salesianos (SDB/FMA y Laicos) de las Comunidades Educativo-Pastorales Salesianas (CEPS) de la RSB y sus Redes. La elaboración del informe involucró investigación bibliográfica, análisis de documentos institucionales de la RSB y de informes de evaluación de efectividad de las acciones formativas ofrecidas en el período de 2015 a 2017. La creación del CSF revela la clara opción de la RSB por valorizar la formación continua como un eje transversal que presente en sus servicios y procesos, y como un camino para impulsar la construcción, divulgación y aplicación de los conocimientos de las CEPS, ampliando las redes de aprendizaje. Los informes de evaluación revelan buenos niveles de satisfacción de los participantes con los cursos y programas formativos. Se percibe un avance en el desarrollo de la cultura de formación continua. Por parte de la RSB, existe un reconocimiento de que las acciones realizadas se han mostrado relevantes para el perfeccionamiento constante de las prácticas educativas. Al mismo tiempo, la RSB asume el firme compromiso de avanzar continuamente en el diseño de propuestas innovadoras, que contribuyan para la formación de educadores de la esperanza, comprometidos con el proyecto educativo salesiano. 

Palabras-clave: Red Salesiana Brasil; Centro Salesiano de Formación; formación continua.

Biografia do Autor

Adair Aparecida Sberga, Rede Salesiana de Escolas/RSE e Centro Universitário Salesiano de São Paulo/UNISAL

Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo – USP (2013). Mestrado em Educação pela Università Pontificia Salesiana – UPS (2001) de Roma, no Programa de Pastoral Juvenil. Especialização em Gestão de Escolas: Abordagem Administrativa e Pedagógica pela Faculdade Pitágoras (2005). Especialização Teórico Prático em Comunicação Social pela Universidade São Francisco (1995). Aperfeiçoamento em Programa de Educação e Treinamento (Faculdades Pitágoras) (2005). Licenciatura em Pedagogia pelo UNISAL-LO (2003). Licenciatura e Bacharelado em História pela PUC-SP (1997). Licenciatura em Filosofia pela FAI-SP (1991). Atualmente, é diretora executiva da Rede Salesiana de Escolas (RSE), 1ª diretora vice-presidente da Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC), coordenadora do curso de pós-graduação em Pastoral Juvenil no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). E-mail: adair.sberga@rse.org.br

Ivanette Duncan de Miranda, Inspetoria Madre Mazzarello - Belo Horizonte/MG

Mestrado em Ciências da Educação pela Università Pontificia Salesiana – UPS (1969) de Roma. Especialização em Administração Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais –PUCMinas (1985). Bacharelato em Teologia e Filosofia  pela Università Pontificia Salesiana – UPS (1966) de Roma. Participou do projeto de criação e implementação da RSB-Escolas como membro do seu Conselho Diretor. No período de 2007 a 2014, coordenou, com um Salesiano de Dom Bosco (SDB), o projeto da RSB-Escolas. Participou da criação e acompanhamento da Rede Salesiana Brasil, de 2011 a 2015. Desde 2016, atua como diretora institucional da Inspetoria Madre Mazzarello com sede em Belo Horizonte/MG e coordena as unidades educativas (escolas e obras sociais) em Minas Gerais, em Goiás e no Distrito Federal. E-mail: ivanetteduncan@portalimm.com.br

Ana Paula Costa e Silva, Centro Salesiano de Formação - Rede Salesiana Brasil

Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília – UCB (2003). Especialização em Educação a Distância (2014), Especialização em Informática na Educação (1998) e Graduação em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Brasília – UCB (1996). Professora da UCB nos cursos de graduação da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação e da Escola de Negócios. Desde 2014, participa da coordenação do Centro Salesiano de Formação da Rede Salesiana Brasil. E-mail: ana.silva@rse.org.br

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Publicado

2017-12-05

Como Citar

Sberga, A. A., Miranda, I. D. de, & Silva, A. P. C. e. (2017). Centro Salesiano de Formação: serviço de formação continuada da Rede Salesiana Brasil para religiosos e leigos. Revista De Educação ANEC, 41(154), 219-236. https://doi.org/10.22560/reanec.v41i154.69

Edição

Seção

Relato de Experiência