O Material Didático Digital na perspectiva da Educação Integral:

pistas para a reflexão

Autores

  • Gilson Oliveira Cardoso Rede Salesiana de Escolas
  • Lucia Maria Martins Giraffa

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v43i156.89

Palavras-chave:

Material didático, Educação integral, Avaliação da aprendizagem

Resumo

Este relato é resultado de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivo identificar os benefícios e desafios decorrentes da utilização do material didático digital em sala de aula para aprimorar o processo educativo de uma escola particular da cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina, além de observar se já existia ou não melhora no desempenho dos alunos após a sua utilização, a partir da análise das notas quantitativas. À época, foi realizado um breve resgate histórico, a fim de descobrir como foi desenvolvido o processo de implantação do material didático digital. Após o término da pesquisa, as reflexões sobre o tema continuaram a ser desenvolvidas pelo autor, possibilitando novas interpretações. Espera-se que a socialização da referida pesquisa, bem como os relatos que constam no presente artigo, contribuam para o desenvolvimento de novas ideias e ações concretas que correspondam aos desafios de uma educação integral realizada num cenário educacional caracterizado, entre outras coisas, pela presença do material didático digital.

Biografia do Autor

Gilson Oliveira Cardoso, Rede Salesiana de Escolas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, (PUC-RS). Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Pós-graduado em Gestão Escolar pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atualmente exerce a função de Coordenador de Pastoral Escolar e Universitária na cidade de Porto Alegre, RS. E-mail: gilsonoliveiracardoso@gmail.com

Lucia Maria Martins Giraffa

Professora titular da Escola Politécnica-Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação – Escola de Humanidades/PUCRS. Possui graduações em: Licenciatura Plena Em Matemática e Licenciatura Curta Em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Especialização em Análise de Sistemas pela PUCRS, Mestrado em Educação pela PUCRS, doutorado em Ciências da Computação pela UFRGS e Pós-Doutorado na Universidade do Texas (Austin) no College of Education, Bolsista CAPES. Líder ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação a Distância da PUCRS (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1961885168367047). E-mail: giraffa@pucrs.br

Arquivos adicionais

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Cardoso, G. O., & Giraffa, L. M. M. (2018). O Material Didático Digital na perspectiva da Educação Integral:: pistas para a reflexão. Revista De Educação ANEC, 43(156), 23-38. https://doi.org/10.22560/reanec.v43i156.89