A chave da continuidade da Educação Católica: um resgate da história

Autores

  • Jonas Cerbaro Colégio La Salle de Lucas do Rio Verde/MT
  • Marisa Claudia Jacometo Durante Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde/MT

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v42i155.91

Palavras-chave:

Educação católica, Igreja Católica Apostólica Romana, Resgate histórico

Resumo

A Igreja Católica Apostólica Romana mantém as Escolas Católicas e faz frente às inúmeras dificuldades apresentadas em cada contexto histórico, revelando uma capacidade de analisar cenários e atuar assertivamente sem precedentes. Assim, o objetivo geral do estudo foi entender a chave da continuidade dessa educação. Especificamente buscou-se: a) descrever a Educação Católica nos documentos oficiais da Igreja; b) apresentar a Educação Católica como instituição reflexiva, propositiva e necessária em relação a cada contexto histórico. Metodologicamente, utilizou-se de pesquisa histórica, compreendendo o período de 1914 a 2017, com base nos documentos que estão à disposição para pesquisa no site do Vaticano. Os principais resultados indicam ser de fundamental importância analisar o cenário no qual está a escola para atuar, de forma a torná-la adequada à demanda que a conjuntura social/ religiosa/cultural lhe impõe e necessária, na medida que é propulsionadora e gestora de conteúdos necessários a todos.

Palavras-chave: Educação Católica. Resgate histórico. Igreja Católica Apostólica Romana.

The key to the continuity of Catholic Education: a rescue of history

Abstract: TThe Roman Catholic Church maintains Catholic Schools and addresses the innumerable difficulties presented in each historical context, revealing an unprecedented ability to analyze scenarios and act assertively. Thus, the overall objective of the study was to understand the key to the continuity of this education. Specifically, we sought to: a) Describe Catholic Education in the official documents of the Church; b) To present Catholic Education as a reflective, propositive and necessary institution in front of each historical context. Methodologically, historical research was used, covering the period from 1914 to 2017, based on the documents that are available for research on the Vatican website. The main results indicate that it is of fundamental importance to analyze the scenario in which the school is to act in order to make it adequate to the demand that the social / religious / cultural situation imposes on it and is necessary, as it is the propulsion and manager of necessary contents to all.

Keywords: Catholic Education. Historical rescue. Roman Apostolic Catholic Church.

La clave de la continuidad de la Educación Católica: un rescate de la historia

Resumen: La Iglesia Católica Apostólica Romana mantiene las Escuelas Católicas y hace frente a las numerosas dificultades presentadas en cada contexto histórico, revelando una capacidad de analizar escenarios y actuar asertivamente sin precedentes. Así, el objetivo general del estudio fue entender la clave de la continuidad de esta educación. Específicamente se buscó: a) Describir la Educación Católica en los documentos oficiales de la Iglesia; b) Presentar la Educación Católica como institución reflexiva, propositiva y necesaria frente a cada contexto histórico. Metodológicamente, se utilizó de investigación histórica, comprendiendo el período de 1914 a 2017, con base en los documentos que están a disposición para la investigación en el sitio del Vaticano. Los principales resultados indican que es de fundamental importancia analizar el escenario en el cual está la escuela para actuar de forma que la haga adecuada a la demanda que la coyuntura social / religiosa / cultural le impone y necesaria, en la medida que es propulsionadora y gestora de contenidos necesarios a todos.

Palabras-clave: Educación Católica. Rescate histórico. Iglesia Católica Apostólica Romana.

Biografia do Autor

Jonas Cerbaro, Colégio La Salle de Lucas do Rio Verde/MT

Especialização em Gestão Estratégica em Negócios Corporativos. Graduado em Psicologia.  Irmão Lassalista. Diretor do Colégio La Salle em Lucas do Rio Verde – MT. E-mail: jonas.cerbaro@lasalle.org.br

Marisa Claudia Jacometo Durante, Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde/MT

Doutorado e mestrado em educação. Graduada em Administração, Psicopedagogia, Especialista em Planejamento Estratégico de Marketing, MBA em Gestão de Negócios. Coordenadora do programa de pós-graduação, pesquisa e extensão da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde – MT. E-mail: marisa@faculdadelasalle.edu.br

 

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 26 ago. 2017.

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. La Escuela Catolica en los umbrales del tercer milenio. Roma, 1997.

______. Educar al diálogo intercultural en la Escuela Católica. Vivir juntos para una civilización del amor. Roma, 2013.

______. Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova. Instrumentum laboris. Roma, 2014.

______. Educar ao humanismo solidário. Para construir uma “civilização do amor”. 50 anos após a Populorum progressio. Roma, 2017.

SAGRADA CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. La Escuela Católica. Roma, 1977.

______. Orientações educativas sobre o amor humano. Linhas gerais para uma educação sexual. Roma, 1983.

SANTOS, VALDECI. O que é e como fazer a revisão da literatura na pesquisa teológica. Fides Reformata, n. 1, p. 89-104, 2012. Disponível em: <http://mackenzie.br/fileadmin/Mantenedora/CPAJ/Fides_Reformata/17/17_1artigo6.pdf>. Acesso em: 26 agos. 2017.

SUA SANTIDADE PAPA BENEDICTUS XV. Epístola Communes Litteras. Roma, 1919.

SUA SANTIDADE PAPA PAULO VI CONCÍLIO VATICANO II. Gravissimum Educationis. Sobre a Educação Cristã. Roma, 1965.

SUA SANTIDADE PAPA PIO XI. Carta Encíclica Divini Illius Magistri. Roma, 1929.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Cerbaro, J., & Durante, M. C. J. (2018). A chave da continuidade da Educação Católica: um resgate da história. Revista De Educação ANEC, 42(155), 90-109. https://doi.org/10.22560/reanec.v42i155.91

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua