A percepção de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental frente à problemática do bullying e a atuação psicopedagógica

Autores

  • Denise Bortoletto Instituto Teresa Valsè
  • Maria Tereza Arantes Linhares Instituto Teresa Valsé

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v43i156.95

Resumo

O presente trabalho objetiva investigar as percepções de professores que atuam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede privada de ensino de Uberlândia-MG sobre a problemática do Bullying. Participaram do estudo 24 professores que atendem em média 450 alunos. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestuturada e analisados de maneira qualitativa. Os resultados sugerem que os professores compreendem conceitualmente o fenômeno do bullying, bem como suas formas de incidência nas escolas. Sugere-se que a atuação psicopedagógica, especialmente numa perspectiva preventiva, pode auxiliar a escola a minimizar situações relacionadas à prática do Bullying, bem como contribuir com a efetivação de uma sociedade democrática.

Palavras-chave: Psicopedagogo Escolar. Bullying. Ações preventivas.

Biografia do Autor

Denise Bortoletto, Instituto Teresa Valsè

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela União Educacional de Minas Gerais (2005). Atua no Instituto Teresa Valsè e em cursos de formação de professores em instituições de Ensino Superior de Uberlândia. Atuou como Psicopedagoga na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: ações educativas, ações psicopedagógicas, processo de ensino-aprendizagem, ensino fundamental, educação continuada, construção da cidadania e ensino superior.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Bortoletto, D., & Arantes Linhares, M. T. (2018). A percepção de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental frente à problemática do bullying e a atuação psicopedagógica. Revista De Educação ANEC, 43(156), 141-153. https://doi.org/10.22560/reanec.v43i156.95