O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os trabalhos para submissão devem ser, preferencialmente, originais e inéditos, em meio impresso e eletrônico, e que não estejam sendo avaliados para publicação em outra revista. A submissão é feita exclusivamente por meio eletrônico, no endereço pastoral@anec.org.br.

    A revista não aceita trabalho que em seu conteúdo seja expresso qualquer tipo de propaganda comercial, político-partidária, profissional, ou de outra natureza.

Diretrizes para Autores

Os temas abordados pela Revista de Pastoral estão na perspectiva da Teologia Pastoral, com interface nas ciências da vida e da sociedade. A revista receberá: Artigos Científicos; Ensaios; Resenhas de livros; Entrevistas; Traduções.

Apresentação de textos

Os textos enviados para a seção Artigos e Ensaios devem ter extensão entre 25.000 e 45.000 caracteres com espaços, incluídas as referências bibliográficas e notas;

Os textos enviados para a seção Resenhas e Entrevistas devem ter extensão entre 12.000 e 14.000 caracteres com espaços, incluídas as referências bibliográficas e notas.

As citações no interior do texto devem ser apresentadas de acordo com os seguintes exemplos:

– Um autor: (Autor, 1987);

– Dois autores: (Autor1 e Autor2, 1990);

– Três ou mais autores: Autor1 et al., 1985);

Trabalhos com o(s) mesmo(s) autor(es) e a mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. (Autor, 2009a) (Autor, 2009b)

Citação com menos de três linhas deve ser incorporada ao texto, entre aspas. Citação com mais de três linhas deve ser apresentada em parágrafo separado, com espaçamento simples, fonte tamanho 10pt e com recuo de 4cm da margem esquerda do texto.

Notas de rodapé devem ser explicativas, não sendo permitidas notas de rodapé que apresentam apenas a referência. Estas devem estar listadas ao final do texto, no item Referências,

Não devem ser utilizadas as expressões op.citibidididemibdem.

Utilizar processador de texto Word for Windows ou compatível, em formato A4, fonte Arial 12pt, espaço 1,5.

O texto deve apresentar a seguinte estrutura:

Título do texto, com no máximo 230 caracteres com espaço;

Resumo em parágrafo único e destacado, com até 1.000 caracteres com espaço. Deve abordar com concisão o objetivo, o referencial teórico, a metodologia e os resultados, em Português.

Palavras-chave entre 03 e 05, em Português.

Texto completo formatado em Arial, 12pt, espaço 1,5. Número de caracteres conforme especificação dos gêneros textuais no início deste tópico (Artigos, Ensaios, Resenhas, Entrevistas).

Referências devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética. Formatação: Arial 12pt, espaçamento simples. Observar os modelos abaixo:

Livros

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do livro. ed., Cidade, Editora, total de páginas p.

Capítulos de livros

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do Capítulo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (ed), Título do livro. Cidade, Editora, p. pág. Inicial-pág. final.

Artigos em periódico

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. Título do periódico, volume (número/fascículo): p. pág. Inicial-pág. final.

Artigos publicados em Anais de eventos

SOBRENOME. Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do trabalho. In: Nome do Congresso (Encontro, Simpósio, etc), nº, cidade, ano. Anais…Cidade, Sigla. Volume: pág. Inicial-pág. Final.

Artigos em coletânea

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do artigo. In: Inicial(is) do nome. SOBRENOME (org.), Título da coletânea. Cidade, Editora, p. pág. Inicial-pág. final.

Dissertações e Teses

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título da Tese. Cidade, Sigla do Estado. Tipo de tese (Mestrado, Doutorado). Universidade, número total de páginas p.

Citações de Sites e Textos Eletrônicos

Quando há identificação de autor(es):

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Quando não é possível identificar o(s) autor(es):

FONTE/SITE. Ano de publicação. Título do texto. Disponível em: http://. Acesso em: dd/mm/aaaa.

Jornais e Revistas, Órgãos e Instituições

Quando há autor:

SOBRENOME, Inicial(is) do nome. Ano de publicação. Título do texto. Fonte (Órgão, Instituição, etc.). Sessão (Coluna, etc.). Cidade, dia mês (abreviado).

Quando não há autor definido, a referência se dará pelo órgão responsável:

FONTE (Órgão, Instituição, etc.). Ano de publicação. Título do texto. Cidade, dia mês (abreviado), p. número da página.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.