Sobre a Revista

MISSÃO/MISSION/MISIÓN
Divulgar a produção de conhecimento em Educação, nos âmbitos nacional e internacional, promovendo a difusão e socialização de estudos e pesquisas, buscando a qualificação do pensamento em educação brasileiro

VISÃO/VISION/VISIÓN
Ser reconhecida nacionalmente como periódico de referência na área de Educação em geral e de Educação Católica, de forma especial.

FOCO E ESCOPO/FOCUS AND SCOPE/FOCO Y ESCOPO
A Revista de Educação é uma publicação cientí­fica da Associação Nacional de Educação Católica – ANEC, e tem como propósito a difusão da produção cientí­fica em Educação, propiciando e fomentando o debate e o diálogo acadêmico sobre temáticas de relevância no cenário educacional nacional e internacional, sendo um dos únicos meios de divulgação acadêmico da educação católica. Publica artigos, ensaios, resenha, tradução e entrevistas. Tem periodicidade semestral – julho e dezembro -, com números por demanda contí­nua e/ou temático. Seu público alvo são os profissionais e pesquisadores dos diferentes campos da Educação em geral, da Educação Católica e de áreas afins. A linha editorial da revista tomará como referência a educação, em suas múltiplas possibilidades de interface com a sociedade, com ênfase nos processos educativos na perspectiva humanista.

OBJETIVOS/GOALS/OBJETIVOS
1. Ser veí­culo de reflexão sobre os processos educativos em consonância com os valores cristãos;
2. Atuar no sentido da reflexão crí­tica e produção do saber, sobre a ação educativa;
3. Fornecer subsí­dios para que educadores repensem a sua ação educativa e evangelizadora;
4. Sistematizar as ações das instituições católicas de educação e sua importância na inserção social;
5. Constituir-se como um canal de diálogo com outros setores da sociedade;
6. Ser um espaço de reflexão e avaliação da educação brasileira e latino-americana.

O embrião, que marca o iní­cio da Revista de Educação ANEC, se origina da necessidade de divulgar, para os associados, circulares e informativos próprios, assim, no princí­pio, utiliza-se da Revista Servir, da Editora Agir e, depois, elabora-se o Caderno da AEC do Brasil, que se insere na Revista Vozes e na Revista Nosso Século, numa sequência de "longa e tranquila gestação". Em 1971, publica-se o Boletim da AEC do Brasil e, em 1976, a Revista de Educação AEC.

No seu percurso, a Revista de Educação AEC vai conquistando seu espaço e, também, maturidade no meio católico e educacional em geral. Consegue manter periodicidade, publicando os números em cada ano civil até 1984, ano considerado um divisor de águas para a revista, que passa por mudanças significativas em sua organização.

Nesse mesmo ano, são criados um Conselho Editorial, uma Equipe Técnica, um Corpo de Consultores, uma Carta de Princí­pios da Revista, além dos objetivos da mesma. Outra mudança significativa é a realização dos Seminários da Revista, em que cada tema a ser tratado é discutido por especialistas e o próprio Conselho Editorial, gerando posteriormente uma proposta completa e, inclusive, nomes a serem contatados para elaboração dos artigos que iriam compô-la.

A Revista de Educação AEC continua até 2007, por 36 anos de ininterrupta publicação, quando a AEC, juntamente com a ANAMEC e ABESC se fundem, dando origem à Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). A partir dessa data, o periódico passa a se intitular Revista de Educação ANEC e vigora até 2010, quando por diversos motivos é interrompido, retomando em 2017 sua publicação.