Instituições de Ensino Superior Católicas:
perspectivas para a educação e a formação integral
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v43i156.112Resumo
O artigo, resultado de um Estudo de Caso, focaliza as perspectivas para a educação e a formação integrais dos acadêmicos pautadas pela ética, o respeito í vida e a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Participaram do estudo sessenta e seis gestores que atuam em alguma das cinco Instituições de Ensino Superior de cunho confessional e comunitário, situadas no Brasil e mantidas pelo Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (conhecidos como Irmãos Lassalistas). Os dados coletados por meio da análise documental e do questionário e analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo, indicam como perspectiva para a oferta de um itinerário formativo que contribua para a educação e a formação integrais dos acadêmicos a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, focalizando: a) a interação com a comunidade, comprometimento e corresponsabilidade na melhoria do entorno, com uma atenção especial í s questões ambientais; b) a postura ética nos modos de atuação da IES; c) um ambiente institucional de acolhimento, cuidado e valorização dos atores da ação educativa; d) o fortalecimento do protagonismo pessoal e coletivo.
Palavras-chave: Ensino Superior – Educação Católica – Educação e Formação Integral - Ensino, Pesquisa e Extensão.
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