O desenvolvimento moral em alunos de Educação Fí­sica

Autores

  • Nelso Antonio Bordignon Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde/MT

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v42i155.119

Palavras-chave:

Desenvolvimento moral, Educação, Ensino Superior

Resumo

Este trabalho apresenta o estudo sobre os ní­veis de desenvolvimento moral de um grupo de acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Fí­sica, a partir da teoria dos ní­veis de desenvolvimento moral de Kohlberg, o qual, em parceira com Rest, criou instrumentos de identificação dos ní­veis de desenvolvimento moral para a formação moral de alunos em escolas de ní­vel médio e superior. O objetivo deste trabalho é identificar o ní­vel de desenvolvimento moral dos acadêmicos concluintes do curso de Educação Fí­sica e orientar os alunos para sua formação moral e de seus futuros alunos. A metodologia consistiu na aplicação de seis dilemas morais propostos pelos autores, seguindo dos processos de análise indicados pela teoria. A aplicação ocorreu em uma turma de 16 alunos dos quais 15 foram identificados no estágio 4 (da orientação para a lei e a ordem), e 1, no estágio 3 (da moralidade da aprovação social e das relações interpessoais). Esse resultado confirma os estudos e as pesquisas realizadas por Kohlberg e sua equipe, que identificaram que, apesar da maturidade e da beleza do raciocí­nio moral do estágio 6, percebe-se que apenas de 3 a 5% das pessoas apresentam tal tipo de raciocí­nio.

Palavras-chave: Desenvolvimento moral. Educação. Ensino Superior.

Moral development in Physical Education students

Abstract: This paper presents the study on the Moral Development Levels of a group of undergraduate students in Physical Education, based on Kohlberg"™s theory of Moral Development Levels. Kohlberg, in partnership with Rest, created tools for identifying levels of moral development for the moral training of students in middle and high schools. The objective of this work is to identify the level of moral development of the graduating students of the Physical Education Course and to guide them to their moral formation and their future students. The methodology consisted in the application of six Moral Dilemmas proposed by the authors, following the analysis processes indicated by the theory. The application occurred in a class of 16 students, of whom 15 were identified in Stage 4 (Orientation to Law and Order), and one in Stage 3 (of the Morality of Social Approval and Interpersonal Relationships). This result confirms the studies and research carried out by Kohlberg and his team, who have identified that despite the maturity and beauty of stage 6 moral reasoning, only 3% to 5% of people have this type of reasoning.

Keywords: Moral development. Education. Higher Education.

El desarrollo moral en alumnos de Educación Fí­sica

Resumen: Este trabajo presenta el estudio sobre los Niveles de Desarrollo Moral de un grupo de académicos del curso de licenciatura en Educación Fí­sica, a partir de la teorí­a de los Niveles de Desarrollo Moral de Kohlberg. Kohlberg, en asociación con Rest, criaron instrumentos de identificación de los niveles de desarrollo moral para la formación moral de alumnos en escuelas secundarias y superiores. El objetivo de este trabajo es identificar el nivel de desarrollo moral de los académicos concluyentes de la carrera de Educación Fí­sica y orientar a los alumnos para su formación moral y la formación de sus futuros alumnos. La metodologí­a consistió en la aplicación de seis Dilemas Morales propuestos por los autores, siguiendo los procesos de análisis indicados por la teorí­a. La aplicación ocurrió en una aula de 16 alumnos, de los cuales 15 fueron identificados en la Fase 4 (De la Orientación para la Ley y la Orden), y un en la Fase 3 (De la Moralidad de la Aprobación Social y de las Relaciones Interpersonales). Este resultado confirma los estudios y las investigaciones realizadas por Kohlberg y su equipo, que identificaron que, a pesar de la madurez y de la belleza de raciocinio moral de la fase 6, se nota que solo un 3% a 5% de las personas presentan esa clase de raciocinio.

Palabras clave: Desenvolvimiento moral. Educación. Enseñanza Superior.

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Biografia do Autor

Nelso Antonio Bordignon, Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde/MT

Doutorado em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1974).  Atualmente é membro efetivo - Proví­ncia Lassalista de Porto Alegre - Sociedade Porvir Cien-tí­fico. Foi Diretor de Escolas de Educação Básica da Rede La Salle de 1974 a 2000 e Reitor do Centro Universitário La Salle de Canoas - Unilasalle, de 1998 a 2007 e Diretor- Presidente da União Brasiliense de Educação e Cultura de 1998 a 2007. Foi Diretor do Conselho do Vale do Rio dos Sinos em 2006-07. Tem experiência na área de Educação, com ênfa-se na Formação de Professores; Administração de Instituições de Ensino Básica e Superior; Planejamento Estratégico Institucional em ní­vel Superior. Diretor da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde - MT desde 2008 e membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil - ANEC. Diretor Presidente da Fundação Luverdense de Saúde (2014-2015).. E-mail: irnelso@faculdadelasalle.edu.br

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Artigos de demanda contí­nua