O desenvolvimento moral em alunos de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v42i155.119Palavras-chave:
Desenvolvimento moral, Educação, Ensino SuperiorResumo
Este trabalho apresenta o estudo sobre os níveis de desenvolvimento moral de um grupo de acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física, a partir da teoria dos níveis de desenvolvimento moral de Kohlberg, o qual, em parceira com Rest, criou instrumentos de identificação dos níveis de desenvolvimento moral para a formação moral de alunos em escolas de nível médio e superior. O objetivo deste trabalho é identificar o nível de desenvolvimento moral dos acadêmicos concluintes do curso de Educação Física e orientar os alunos para sua formação moral e de seus futuros alunos. A metodologia consistiu na aplicação de seis dilemas morais propostos pelos autores, seguindo dos processos de análise indicados pela teoria. A aplicação ocorreu em uma turma de 16 alunos dos quais 15 foram identificados no estágio 4 (da orientação para a lei e a ordem), e 1, no estágio 3 (da moralidade da aprovação social e das relações interpessoais). Esse resultado confirma os estudos e as pesquisas realizadas por Kohlberg e sua equipe, que identificaram que, apesar da maturidade e da beleza do raciocínio moral do estágio 6, percebe-se que apenas de 3 a 5% das pessoas apresentam tal tipo de raciocínio.
Palavras-chave: Desenvolvimento moral. Educação. Ensino Superior.
Moral development in Physical Education students
Abstract: This paper presents the study on the Moral Development Levels of a group of undergraduate students in Physical Education, based on Kohlberg"™s theory of Moral Development Levels. Kohlberg, in partnership with Rest, created tools for identifying levels of moral development for the moral training of students in middle and high schools. The objective of this work is to identify the level of moral development of the graduating students of the Physical Education Course and to guide them to their moral formation and their future students. The methodology consisted in the application of six Moral Dilemmas proposed by the authors, following the analysis processes indicated by the theory. The application occurred in a class of 16 students, of whom 15 were identified in Stage 4 (Orientation to Law and Order), and one in Stage 3 (of the Morality of Social Approval and Interpersonal Relationships). This result confirms the studies and research carried out by Kohlberg and his team, who have identified that despite the maturity and beauty of stage 6 moral reasoning, only 3% to 5% of people have this type of reasoning.
Keywords: Moral development. Education. Higher Education.
El desarrollo moral en alumnos de Educación Física
Resumen: Este trabajo presenta el estudio sobre los Niveles de Desarrollo Moral de un grupo de académicos del curso de licenciatura en Educación Física, a partir de la teoría de los Niveles de Desarrollo Moral de Kohlberg. Kohlberg, en asociación con Rest, criaron instrumentos de identificación de los niveles de desarrollo moral para la formación moral de alumnos en escuelas secundarias y superiores. El objetivo de este trabajo es identificar el nivel de desarrollo moral de los académicos concluyentes de la carrera de Educación Física y orientar a los alumnos para su formación moral y la formación de sus futuros alumnos. La metodología consistió en la aplicación de seis Dilemas Morales propuestos por los autores, siguiendo los procesos de análisis indicados por la teoría. La aplicación ocurrió en una aula de 16 alumnos, de los cuales 15 fueron identificados en la Fase 4 (De la Orientación para la Ley y la Orden), y un en la Fase 3 (De la Moralidad de la Aprobación Social y de las Relaciones Interpersonales). Este resultado confirma los estudios y las investigaciones realizadas por Kohlberg y su equipo, que identificaron que, a pesar de la madurez y de la belleza de raciocinio moral de la fase 6, se nota que solo un 3% a 5% de las personas presentan esa clase de raciocinio.
Palabras clave: Desenvolvimiento moral. Educación. Enseñanza Superior.
Downloads
Referências
BIAGGIO, Ângela Maria Brasil. Lawrence Kohlberg, ética e educação moral. 1. ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2006.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9394 de 23 de 20/12/96. Brasí-lia: MEC, 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ética. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BORDIGNON, Nelso Antonio. Implicações dos Níveis de Desenvolvimento Moral de Kohlberg na Educação Superior. Brasília: EdUCB, 2013.
FLICK, Uwe. Uma introdução í Pesquisa Qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
HERSH, Richard; PAOLITTO, Diana; REIMER, Joseph. El Crecimiento Moral de Piaget a Kohl-berg, 3. Reimpresión, Madrid: Narcea, 1998.
KOHLBERG, Lawrence. Psicologia del Desarrollo Moral. Bilbao: Ed. Desclée de Brouwer, S.A,. 1992.
______. POWER, F.C y HIGGINS, A. La Educación Moral – Según Lawrence Kohlberg. 2. Reimpresión, Barcelona, España: Editorial Gedisa, 2002.
PIAGET, Jean. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.
______. O Juízo Moral na Criança. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1994.
RICHARDSON, Roberto Jarry e Colaboradores. Pesquisa Social – Métodos e Técnicas. 3. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1999.
YIN, Robert. Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Comunicamos que a ANEC, adota a licença Creative Commons para sua coleção de periódicos científicos em acesso aberto, e define como padrão a adoção de licença do tipo atribuição (CC - BY) para seus conteúdos.
A Revista está certificada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, bem como os trabalhos nela publicados. A licença CC-BY escolhida permite aos usuários dos periódicos acessar, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico. O autor, ao efetuar a submissão do artigo, autoriza a transferência de direitos autorais pelo uso da licença Creative Commons. A transferência de direitos autorais é gratuita, em face do caráter científico da revista.
IMPORTANTE
Os dados informados í revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A Revista de Educação ANEC não se responsabiliza por opiniões e conceitos expressos pelos autores.