Educação Digital e Educação Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v45i158.151Palavras-chave:
Educação digital. Educação inclusiva. Alfabetização digital.Resumo
A educação inclusiva é atualmente um dos desafios mais complexos para as escolas que estão comprometidas com o desenvolvimento integral dos estudantes. A começar pela própria conceituação do termo, que abrange variadas situações: financeira, social, física, sexual, de gênero, entre tantas outras. O termo "educação inclusiva" supõe a disposição das escolas para atender, de forma ampla, í s mais diversas necessidades dos
estudantes. Isso pode ser conseguido por meio de um ambiente educativo que seja seguro e acolhedor e que entenda a diferença como um fator positivo. O uso de tecnologias digitais adquire cada vez mais relevância no cenário educacional, e, por consequência, o processo de escolarização vem sendo pressionado a realizar mudanças estruturais e organizacionais. O conceito de alfabetização digital está associado a esse cenário de
cibercultura, no qual não basta apenas ser alfabetizado na língua materna, é preciso também estar alfabetizado para viver no mundo digital. Compartilham-se neste trabalho algumas reflexões acerca do tema, além de outras surgidas em discussões propostas no curso "Gestão de Escolas Salesianas", da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB Escolas), em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), do qual
participa atualmente um dos autores. Também são oferecidas, por meio da observação de um modelo real, sugestões que podem vir a colaborar na reflexão sobre a educação inclusiva na ótica das tecnologias digitais associadas í educação.
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