Educação e Direitos Humanos:
educando para a conscientização, para a inclusão e para a humanização
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v44i157.157Resumo
Este artigo tem como objetivo relacionar educação e direitos humanos e mostrar as implicações desta relação. Educar para os direitos humanos é educar para a liberdade o que significa incluir e conscientizar. Destaca a importância e o papel que exerce o paradigma na nossa forma de pensar. Mostra a proximidade entre educar e cuidar, a educação e o cuidado e o paradoxo existente em nosso tempo diante de tantas possibilidades de inclusão e de libertação e a realidade de exclusão, de segregação e de opressão. Relaciona a "educação" autoritária, alienadora e excludente, com o patriarcalismo. Sobretudo, com relação í s mulheres, e forte machismo como resquícios deste paradigma centralizador e que exclui as mulheres da plena dignidade humana, naturalizando a sua inferioridade. Mostra que, educar para os direitos humanos exige um regime democrático e uma democracia deliberativa. Reconhece a educação como um ato político e por isso mesmo, reconhece a politicidade do ato de educar. Tem como metodologia um referencial bibliográfico com duas bases de sustentação. A saber: o paradigma de Igreja em saída como mãe e educadora na fé do Papa Francisco, e a perspectiva de educação de Paulo Freire em três de suas principais obras. A pedagogia do oprimido, da autonomia e da esperança. Soma-se também a experiência do autor com a educação popular e leitura popular da bíblia nas Pastorais Sociais, nas Comunidades Eclesiais de Base – CEBs e no Centro de Estudos Bíblicos – CEBI.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Comunicamos que a ANEC, adota a licença Creative Commons para sua coleção de periódicos científicos em acesso aberto, e define como padrão a adoção de licença do tipo atribuição (CC - BY) para seus conteúdos.
A Revista está certificada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, bem como os trabalhos nela publicados. A licença CC-BY escolhida permite aos usuários dos periódicos acessar, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico. O autor, ao efetuar a submissão do artigo, autoriza a transferência de direitos autorais pelo uso da licença Creative Commons. A transferência de direitos autorais é gratuita, em face do caráter científico da revista.
IMPORTANTE
Os dados informados í revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A Revista de Educação ANEC não se responsabiliza por opiniões e conceitos expressos pelos autores.