Religiões, Educação e Direitos Humanos:
uma tríade possível?
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v44i157.158Resumo
O mundo atual nos apresenta uma ponta da evolução, í qual, a humanidade promoveu: o avanço tecnológico, a moderna medicina, a facilidade de deslocamento, os gozos da alta tecnologia e, mesmo, o moderno vestuário que nos permite fazer uso da nanotecnologia. Aplaudimos o novo, a novidade e expectamos por que tudo o desenvolvido o seja para o bem da humanidade. É notável o quanto desenvolvemos e, ao mesmo tempo, é difícil aceitar que ainda não avançamos quanto í coisas básicas: ainda temos as guerras – e nela usamos a moderna tecnologia – emperradas nos interesses mesquinhos; temos a mesma tecnologia í favor de dizimar populações inteiras; produzimos alimentos transgênicos para abastecer mercados mas, condenamos milhões a morrerem de fome diariamente; dominamos o átomo para fins pacíficos e jogamos bombas sobre populações inteiras, condenando-as í s dores físicas do câncer e da alma; somos, ao mesmo tempo, a natureza ambígua do anjo e do diabo. Mas, em que cabem as religiões, a educação e os direitos humanos? Embora pareçam deslocadas, na verdade se apresentam muito mais próximas: são parte do universo humano. Este artigo tem por objetivo apresentar esses elementos colocando as religiões, a educação e os direitos humanos vinculados diretamente ao seu sujeito principal – o homem -, alguns relatos, propostas e reflexões sobre a educação e a promoção dos direitos humanos na ambiência da sala de aula, além dela e o papel da tríade família – escola – educador para com os nossos educandos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Comunicamos que a ANEC, adota a licença Creative Commons para sua coleção de periódicos científicos em acesso aberto, e define como padrão a adoção de licença do tipo atribuição (CC - BY) para seus conteúdos.
A Revista está certificada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, bem como os trabalhos nela publicados. A licença CC-BY escolhida permite aos usuários dos periódicos acessar, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico. O autor, ao efetuar a submissão do artigo, autoriza a transferência de direitos autorais pelo uso da licença Creative Commons. A transferência de direitos autorais é gratuita, em face do caráter científico da revista.
IMPORTANTE
Os dados informados í revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A Revista de Educação ANEC não se responsabiliza por opiniões e conceitos expressos pelos autores.