Direitos Humanos e Utopia
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v44i157.172Resumo
O presente artigo vislumbra analisar a concepção de dignidade humana, como fundamento para a construção dos direitos humanos. O artigo procura debater ainda sobre as implicações sociais que se desdobram das lutas por direitos humanos, demonstrando que o capitalismo neoliberal se coloca em confronto com a perspectiva dos direitos humanos. Em uma radicalidade transformadora, dos direitos humanos brota a utopia do reino da liberdade, compreendida como edificação de uma nova realidade social, pautada no primado da democracia de alta intensidade, do direito, da justiça e da ética da alteridade.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Comunicamos que a ANEC, adota a licença Creative Commons para sua coleção de periódicos científicos em acesso aberto, e define como padrão a adoção de licença do tipo atribuição (CC - BY) para seus conteúdos.
A Revista está certificada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, bem como os trabalhos nela publicados. A licença CC-BY escolhida permite aos usuários dos periódicos acessar, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico. O autor, ao efetuar a submissão do artigo, autoriza a transferência de direitos autorais pelo uso da licença Creative Commons. A transferência de direitos autorais é gratuita, em face do caráter científico da revista.
IMPORTANTE
Os dados informados í revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A Revista de Educação ANEC não se responsabiliza por opiniões e conceitos expressos pelos autores.