(Re)aprender a Docência no contexto da Educação Digital
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v44i157.173Resumo
O artigo aprofunda o tema - (Re)apreender a Docência no Contexto da Educação Digital -considerando os desafios que instigam os profissionais da educação e as instituições do ensino diante das novas tecnologias da comunicação e informação e suas implicações no mercado da Educação 4.0 e Indústria 4.0. O objetivo da pesquisa consiste em investigar os impactos das tecnologias digitais na prática docente e aprofundar algumas reflexões para repensar as metodologias do ensino e da aprendizagem. A educação digital apresenta novos paradigmas para o ensino e a aprendizagem, que requerem do educador práticas pedagógicas interativas, metodologias ativas e domínio da linguagem computacional. Inovar o uso das tecnologias digitais na educação implica em organizar e orquestrar a ciberarquitetura do espaço e redimensionar as práticas pedagógicas. Diante dessas inquietações surgem duas questões de investigação para essa pesquisa: Quais as possibilidades da apreendência dos docentes no contexto da Educação Digital? Como as tecnologias da comunicação e da informação, inseridas no contexto educacional, influenciam na prática pedagógica docente? A metodologia utilizada para aprofundar a temática em estudo foi de cunho bibliográfico a partir do levantamento de referenciais teóricos encontrados em diversas fontes como: livros, artigos, publicados por meios escritos e eletrônicos. A pesquisa apresenta como resultado a importância do docente internalizar um novo paradigma pedagógico que o configura enquanto orquestrador do conhecimento.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Comunicamos que a ANEC, adota a licença Creative Commons para sua coleção de periódicos científicos em acesso aberto, e define como padrão a adoção de licença do tipo atribuição (CC - BY) para seus conteúdos.
A Revista está certificada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, bem como os trabalhos nela publicados. A licença CC-BY escolhida permite aos usuários dos periódicos acessar, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico. O autor, ao efetuar a submissão do artigo, autoriza a transferência de direitos autorais pelo uso da licença Creative Commons. A transferência de direitos autorais é gratuita, em face do caráter científico da revista.
IMPORTANTE
Os dados informados í revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A Revista de Educação ANEC não se responsabiliza por opiniões e conceitos expressos pelos autores.