Escola Católica:
Ensino Religioso e BNCC
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v45i158.178Palavras-chave:
Ensino religioso. Escola católica. Identidade. Missão.Resumo
Está na identidade e na natureza de existir e ser da escola católica buscar uma síntese entre cultura e fé. A expressão da Identidade da escola católica se coloca como missão de entendimento da razão e da fé presentes na vida, na cultura e na história da humanidade. Ao trabalhar com objetos de conhecimento a escola católica apresenta valores a assimilar, mas também verdades a descobrir. Razão esta e pela qual o ambiente da escola católica deve ser caracterizado pela academicidade, o que exige educadores competentes, convictos, coerentes e comprometidos com a missão de educar evangelizando e evangelizar educando. A escola católica está a serviço do conjunto da sociedade e como instância crítica, com intencionalidade e determinação, deve estar presente, participar e atuar nas situações, nos espaços socioculturais e ser promotora de uma comunidade que seja expressão eclesial. Para isso, deve promover um diálogo sereno e construtivo de colaboração e de respeito mútuo, como reconhecimento recíproco da própria missão, no serviço educativo aos direitos fundamentais da pessoa. O que quer dizer que, como comunidade educativa, só pode se constituir pelo encontro e pela colaboração das presenças de alunos, pais, professores, colaboradores e gestores. Por esta razão, na escola católica, as relações pessoais são de autêntica reciprocidade, de atitudes coerentes e de comportamentos humanizantes. Imbricam-se, assim, conhecimentos com atitudes e posturas, para promover um modelo cristão de pessoa.
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