Reflexões sobre a atuação do Gestor Educacional Católico na contemporaneidade

Autores

  • Ana Marli Hoernig Universidade La Salle, Canoas/RS
  • Paulo Fossatti Universidade La Salle, Canoas/RS

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v45i158.189

Palavras-chave:

Gestão educacional. Gestor educacional católico. Princí­pios éticos e cristãos.

Resumo

O presente texto discute sobre a gestão educacional com base em diversos autores que tratam do tema e também dos princí­pios do humanismo cristão. A partir de algumas demandas que se apresentam í  gestão educacional, busca-se evidenciar a contribuição do gestor educacional católico para construir uma educação alicerçada em princí­pios éticos e cristãos. A abordagem é de cunho qualitativo, com revisão de literatura
pertinente ao tema e contribuições do diário de campo dos pesquisadores, agregada í  construção do texto. Foram encontrados resultados favoráveis ao objetivo que se buscava alcançar, descortinando e resgatando valores e princí­pios cristãos que conduzem a atuação do gestor educacional católico. Nesta reflexão, desvelaram-se aspectos do perfil do gestor católico, o qual vê se aproximar, com mais certeza, a utopia de alcançar uma gestão humanizada. Os resultados encontrados evidenciam, no perfil do gestor e nas práticas de gestão, alguns princí­pios, como: dignidade e reverência í  vida, prática da fraternidade, desenvolvimento de relacionamentos positivos, vida plena, justiça, solidariedade, diálogo, tolerância, igualdade, equilí­brio entre racionalidade e espiritualidade. Conclui-se o presente texto com o alento de que o gestor educacional católico pode contribuir para desenvolver a educação almejada, pois ele mesmo traz em seu perfil os referidos princí­pios e educa pelo exemplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Marli Hoernig, Universidade La Salle, Canoas/RS

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Gestão, Educação e Polí­ticas Públicas, na Universidade La Salle. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Licenciatura em Ciências e Biologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle, Canoas/RS

Doutor em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Algarve. Graduação em Filosofia e em Psicologia pela Universidade do Rio dos Sinos. Especialista em Administração Escolar pela Unilasalle Canoas/RS. Reitor da Universidade La Salle. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Lí­der do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-25