Evangelização e Pluralismo Religioso na Escola Católica:

vias para um diálogo evangelizador e inclusivo

Autores

  • Diogo Marangon Pessotto Colégio Marista Paranaense
  • Osmar Aloizio Resende Rede Marista de Colégios (Grupo Marista)

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v45i158.191

Palavras-chave:

Escola católica. Evangelização. Pluralismo religioso. Diálogo inter-religioso. Vias.

Resumo

É possí­vel, na escola católica, um diálogo entre as expressões religiosas que seja, ao mesmo tempo, evangelizador e inclusivo? O presente trabalho busca analisar os conceitos de pluralismo religioso e diálogo inter-religioso, vinculando-os ao processo educativo-evangelizador, a fim de apontar os principais desafios e alguns caminhos para um processo evangelizador em diálogo. O estudo, exploratório e qualitativo, tem como
base a pesquisa documental e bibliográfica. Quanto aos contextos do pluralismo religioso, o referencial caracteriza a modernidade e a pós-modernidade em sua relação com a religião e a evangelização. Sanchez (2010), Libânio (1998), Martelli (1995) e Miranda (2006) auxiliam na reflexão. Quanto aos conceitos, adequado delineamento sobre o diálogo inter-religioso é apresentado na Declaração Nostra Aetate (1965) do Concí­lio Vaticano II e em alguns documentos eclesiais recentes, como Diálogo e Anúncio (1991). Quanto í s práticas, articulam-se os princí­pios do diálogo inter-religioso com o processo educativo-evangelizador por meio de vias de diálogo. Colet e Wolff (2015) e o magistério do Papa Francisco problematizam e abrem horizontes para a questão. Conclui-se, pois, que a escola católica é um espaço privilegiado para o diálogo entre as expressões
religiosas, o que não só afirma a identidade do projeto educativo-evangelizador como também o traduz em itinerários de diálogo e evangelização.

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Biografia do Autor

Diogo Marangon Pessotto, Colégio Marista Paranaense

Doutorando em Teologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2018), na área de Teologia Sistemático-Pastoral e linha de pesquisa Fé e Cultura. Mestre em Teologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) (2017), na área de Teologia Sistemático-Pastoral e linha de pesquisa Teologia e Evangelização na Contemporaneidade. Especialista em Gestão de Processos Pastorais pela PUC-PR (2015). Bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2014). Dedica-se í  pesquisa teológica das seguintes questões: Eclesiologia, Pneumatologia e Pastoral. Tem experiência nas áreas de Teologia Sistemática, com ênfase em Eclesiologia e Pneumatologia, de Filosofia, com ênfase em Filosofia Medieval, e de
Educação, com ênfase em Pastoral Escolar.

Osmar Aloizio Resende, Rede Marista de Colégios (Grupo Marista)

Mestrado em Teologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) (2017), nalinha de pesquisa Bí­blia e Evangelização. Pós-graduação (em andamento) em Gestão Estratégica de Educação Básica pela PUC-PR (2018). Pós-graduado em Gestão de Processos Pastorais pela PUC-PR. Pós-graduado em Gestão de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Licenciatura Plena em Filosofia com habilitação em História pela Universidade Assunção. Tem experiência nas áreas de Filosofia, atuando nos temas relativos í  Teologia Pastoral e Eclesiologia, e de Educação, atuando nos temas relativos í  Educação Básica Confessional e Pastoral Escolar.

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Publicado

2019-07-25