"Pátria amada, Brasil":

ufanismo e intromissão burocrática na educação brasileira contemporânea

Autores

  • Francisco Thiago Silva Universidade de Brasí­lia (UNB)

DOI:

https://doi.org/10.22560/reanec.v45i158.193

Palavras-chave:

Ufanismo. Intromissão burocrática. Educação brasileira.

Resumo

Procurou-se neste texto investigar, por meio de reflexões crí­ticas, as consequências para a organização do trabalho pedagógico, resultantes das principais polí­ticas educacionais dos últimos três anos. São ações legais marcadas pelo ufanismo resgatado por forças polí­ticas conservadoras e liberais que ascenderam ao poder pelo último pleito eleitoral de 2018. Partidos e coligações de centro e de extrema direita, já na campanha, revelavam seu posicionamento reacionário com relação aos grupos sociais classificados como minorias: negras/os, indí­genas, mulheres, comunidade LGBTI e simpatizantes de ideias mais progressistas ligadas í s polí­ticas praticadas nos últimos anos pelo partido que estava no poder. Foram analisados a Base Nacional Comum Curricular, a Reforma do Ensino Médio e o Programa "Escola Sem Partido" e foi constatada a perversidade
da maioria dessas medidas, sobretudo no que concerne í  expropriação da autonomia intelectual dos profissionais da educação. Ainda assim, entende-se que elas estão em curso e, por isso, apontam-se algumas medidas de cunho prático para possí­veis implementações, mas sem perder de vista que cada instituição de ensino precisa ser respeitada em suas singularidades.

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Biografia do Autor

Francisco Thiago Silva, Universidade de Brasí­lia (UNB)

Professor adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasí­lia (UnB), na área de Currí­culo, Didática e Avaliação. Professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Modalidade Profissional) na UnB, onde também exerce a função de coordenador de curso adjunto. Doutor e mestre em Educação e Currí­culo (2017) pela UnB. Possui licenciatura em História e em Pedagogia. Especialista em História Afro-brasileira e Africana. Lí­der do Grupo de Pesquisa Currí­culo e Processo Formativo: Inovação e Interdisciplinaridade. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Currí­culo: Concepções Teóricas
e Práticas Educativas. Investigador na área de Currí­culo, Didática e Formação de Professores, Educação das Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos, Currí­culo Integrado, Interdisciplinaridade, Eixo Estruturante e Transversalidade e Ensino de História. Foi professor efetivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal entre 2005-2018.

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Publicado

2019-07-25