O Ensino Religioso e a diversidade cultural:
o sagrado na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.22560/reanec.v45i158.212Palavras-chave:
Educação. Ensino religioso. Diversidade cultural religiosa. Sagrado.Resumo
Conviver com a diversidade é algo complexo e desafiador, talvez uma das grandes problemáticas da humanidade, principalmente quando se busca refletir o lugar do ser humano (seu propósito e significado de vida). O presente artigo, uma pesquisa bibliográfica, busca refletir sobre a "leitura religiosa" do cotidiano, sobre as expressões, os espaços e os gestos que remetem í dimensão do sagrado e, assim, í dimensão do outro. Como ver o diferente e aprender com ele a conviver em harmonia? Como abordar a questão da diversidade cultural e religiosa em sala de aula? A leitura do religioso pode favorecer uma leitura que vá além do cotidiano, dos acontecimentos, dos gestos, dos ritos, das normas e das formulações, para a compreensão da realidade de maneira profunda. Esse é o desafio que se apresenta a todos os docentes, mas especialmente aos docentes de Ensino Religioso. Assumir uma atitude que desenvolva a articulação com outras competências (disciplinas e conhecimentos) pode integrar os estudantes em um trabalho conjunto com vistas í educação integral. Portanto, cabe í educação utilizar-se da comunicação e do diálogo para promover o encontro com o
outro e o seu Sagrado.
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